Jeremy Clarkson e o Hyundai Veloster

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James May afirma que ele sabe quando está dirigindo um carro com caráter e desenvoltura porque uma sensação efervescente surge na base do pênis dele.

Infelizmente, como minha virilha não se deixa levar por objetos inanimados, tenho que usar de outros meios para determinar se um carro tem elegância e vigor e todas as pequenas coisas que de algum modo o elevam de algo que você precisa para algo que você quer.

Não sei quais são esses “meios”. Não faço a menor idéia de como eu sei que o Fiat Panda tem caráter e o Toyota Avensis não tem. Não há uma única razão tangível para eu adorar a Ferrari 458 Italia, mas apenas respeitar a McLaren MP4-12C. Ambos os carros fazem a mesma coisa e fazem o mesmo som, mas um faz seu coração cantar e o outro não.

As coisas são ainda mais peculiares com a Range Rover Evoque e o Land Rover Freelander. Ambos são produzidos pela mesma gente e são feitos para fazerem a mesma tarefa, mas um é uma ferramenta que não fará a “ferramenta” do James entrar em ação. E um é uma ferramenta que fará.

Vemos isto não apenas com carros, mas com outras máquinas também. Por que, por exemplo, eu acho o Boeing 777 tedioso, mas fico todo excitado quando percebo que estou entrando num 747? Ambos são iguais. Mas não são. É a mesma história com telefones. Blackberrys me fazem cair num sono profundo. iPhones não. E a lista continua. Pessoas farão uma viagem sem sentido num trem se ele for puxado por uma locomotiva a vapor. Eu comprarei qualquer coisa feita pela Bang & Olufsen. E mesmo sendo uma porcaria, eu adoro tanto o AK-47 que eu prefiro lutar pelo exército russo que pelo exército britânico. Apenas para ter um AK-47.

Acho que isso vale para as mulheres. Você conhece milhares e milhares, e há muitas que você respeita e gosta. Então um dia, você conhece uma garota que tem pulmões e orelhas como todas as outras, mas você se apaixona por ela. Quase sempre, isto será acompanhado por uma sensação efervescente na base do seu pênis.

Tudo isto me leva de encontro ao Hyundai i40, que é um sedã médio de uma gigante corporação coreana. Ele foi desenhado para rivalizar com o Toyota Avensis e o Volkswagen Passat, e ele consegue rivalizar com eles. Isso significa que, assim como seu lava-pratos e sua secadora de roupas e sua fornalha, ele é um produto doméstico que deve – e com sorte irá – prover muitos anos de serviço confiável.

Muita gente que não está interessada em carros comprou pequenos Hyundais devido ao esquema idiota de Peter Mandelson, e tenho certeza que – sejam homens ou mulheres – estão contentes com seus novos produtos. São mais fáceis de dirigir e é muito menos provável que irão quebrar do que os sacos de parafusos enferrujados que eles mandaram para o ferro-velho.

Não tenho problema com nada disso. Eu entendo que muitas pessoas veem o carro como um mal necessário. Uma despesa desnecessária. Um item da “linha branca”. Tudo bem. Não irei criticá-los tanto quanto eu esperaria que Jeremy Paxman me criticasse por comprar minha truta de um supermercado, ao invés de pescar uma num lago gelado.

Muito bem. Se você está lendo isto na sala de espera de um consultório dentário, apenas porque a mulher sentada ao seu lado está
lendo a Hello e a única alternativa é uma revista de costura, então compre um Hyundai. Ou espere mais alguns anos e compre um Geely Beauty Leopard, ou um JAC J7 dos chineses. Porque eles serão tão confiáveis quanto e ainda mais baratos.

No entanto, não consigo imaginar alguém comprando o novo carro da Hyundai – o Veloster.

Porque, se você não se interessa por carros, você se perguntará por que ele tem duas portas num lado e apenas uma no outro. E por que ele tem entradas de ar no capô, e por que ele custa $17.995 (R$51.900) quando você pode comprar um Hyundai i10 que custa dois-terços disso e é mais fácil de estacionar e consome menos combustível.

E se você gosta de carros, você irá odiá-lo intensamente, porque é um carro que está tentando ser algo que não é – interessante.

A brochura fala sobre “aceleração esportiva” e uma “verdadeira experiência de piloto de corridas”, mas isso é como se me chamassem de magro e bonito. É besteira. Este é um dos carros mais medonhos que já dirigi.

“Medonho” não significa muita coisa para um hatchback ou um sedã, mas significa muita coisa para um carro como este. Todos sabemos que o Ford Capri era um Ford Cortina usando um vestido opulento, mas nós aturamos sua “alma” insípida porque ele era muito bonito. Nós até pagaríamos a mais por ele.

Era a mesma coisa com o antigo Hyundai Coupe. Não era exatamente bom de dirigir, mas parecia-se um pouco com uma Ferrari, se você o visse de longe e houvesse neblina, e, por causa disso, não era ruim.

E tem o Mitsubishi Evo. Ele é feio, mas pagaríamos o valor extra e aturaríamos o visual tedioso porque é incrível de se dirigir, porque ele possui caráter e desenvoltura e vigor e todas as outras coisas que fazem o pênis do James tremer.

O Veloster não tem nada disso. O design não é bonito. É bobo. E por causa do vidro traseiro dividido, você não consegue ver o que está atrás. E nem me façam falar das portas. Ou melhor, me façam falar delas. No que eles estavam pensando? Eu sei que uma criança não pode sair do carro direto no tráfego, tudo bem, mas quando se está num estacionamento, ou em casa, tendo que arrastar-se pelo banco para sair é uma chateação desgraçada.

Tem-se a impressão de que, se este carro trabalhasse num escritório, ele teria uma placa na sua mesa escrito “Você não precisa ser louco para trabalhar aqui…”, mostrando a todos que ele é a pessoa mais enfadonha de todo o prédio.

Mas o pior é quando está em movimento, porque não há uma única coisa que chame sua atenção nele. O motor é um motor. O câmbio é um câmbio. A direção é elétrica, mas não de uma maneira boa, e a “central multimídia” com touchscreen mencionada na brochura é um rádio.

Eu estava preso atrás de um Peugeot num passeio pela Via Fossa na noite passada, e, mesmo tendo muitas retas longas com nada vindo na outra direção, eu simplesmente nem me dei ao trabalho de tentar uma ultrapassagem.

A Hyundai fez este carro usando todas as lições aprendidas ao longo dos anos sobre garantias longas e boa qualidade. Mas o que a companhia não entende é que quando você faz um carro que devesse ser interessante, ele precisa ser interessante.

Ele precisa fazer um som esportivo, ou ser bonito, ou fazer curvas bem. Ele precisa passar uma sensação, uma certa coisa inquantificável que o faz destacar-se do resto. Algo invisível que atrai você. Um olhar convidativo nos seus faróis. Ele precisa passar a sensação de que foi feito por um entusiasta, por alguém que gosta de carros, alguém que entenda o funcionamento da “salsicha” do James. Porque, se não, você acaba criando um Veloster. Um contador numa fantasia de palhaço.

Fonte: TopGear.com
Tradução: John Flaherty

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Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 23/03/12, em Matérias traduzidas, News e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 40 Comentários.

  1. Achei que era só eu que achava isto do Veloster… Mas, estou bem acompanhado…

  2. Disse tudo que eu tentei diser mas não tive capacidade de escrever.

  3. Diego Peres

    “Um contador numa fantasia de palhaço.”

    A melhor definição para esse carro!

  4. Alexandre

    Esse carro não faz sentido, o nome não faz jus ao desempenho, a aparencia não faz jus ao desemprenho tb(acho ele bonito, mas os numeros dele são ridiculos). Só faz sucesso no Brasil pq o povo é burro.

  5. mal pela pergunta, mal vcs irao traduzir o top gear usa???

  6. tbm detesto o veloster, só q detesto mais ainda pessoas q idolatram essa porcaria.

  7. Acho que de agora em diante farei um única pergunta as pessoas!

    – Você gosta do Veloster?
    – Ohh, sim, claro, ele é muito bonito, um grande carro, blá, blá, blá…
    – Ok, senta ali, você não dá pra assisti Top Gear, ou ter qualquer tipo de relacionamento comigo! =D

    O Jeremy disse tudo que eu penso sobre este carro! Pior que, de todos que eu conheço aqui em minha cidade, sou o único que não gosto daquela merda! =(

  8. Giancarlo

    Vi num canal no youtube a picaretagem da Hyundai em cima das pessoas…uma matéria no auto esporte dizendo que o Lentoster tinha 140CV com injeção direta…mentira,a injeção dele é eletronica comum e no dinamometro ele produz cerca de 130CV…faça o teste,va no site da Hyundai e olhe as especificações dos outros carros…I30,Azera,Sonata…na pagina deles há informações a respeito da cilindrada,torque,cavalagem p/RPM ..em todos,menos no Lentoster,que só diz que o carro é 1.6 , 16 Valvulas…Lamentavel,empurraram pro nosso mercado um carro lixo que custa muito caro,e um monte de troxa acha bonito dizer que pagou 80mil reais nessa merda…

  9. E no exterior reclamam com 140CV,imagine se tivesse os 130CV daqui……

    O Veloster é uma porcaria,O PIOR ESPORTIVO DO MUNDO.

    • Paulo Jr.

      São 123 medidos no dinamometro na verdade
      É o mesmo DOHC usado no Cerato/Soul.
      E pra piorar ainda não trouxeram os Leds nos farois e nas lanternas.
      E nem trouxeram o câmbio de dupla embreagem.
      Ah! E Custa R$ 85 mil

  10. Quando souberem os preços praticados por aqui e os carros que são vendidos e como eles são vendidos, o Clarkson teria um ataque cardíaco e James May nem com viagra, algum carro daria efervescência ao May…

  11. Lucca Ruggiero

    Essa merda ai, que se diz original , mas que na verdade é uma mistura de Citroen C-Cactus e Mégane Coupé perderia até pra um Siena 1.4!
    Todo brasileiro deveria ter a obrigação de ler esse artigo!!
    JC explica com tanta facilidade.

  12. E ficam dizendo “Você viu um carro de três portas?”
    Bom eu já dois:
    Volkswagen Kombi 1957 até………….. a eternidade.KKKKKK
    Chevrolet Amazonas 1959 até 1964.

    Já que o Veloster toma pau de Prisma 1.4

    CHUUUUUUUUUUUUPA VEBOSTER.kkkkkkkkkkkkkkk

  13. Regis Campos

    O Jezza bateu tanto nesse carro, bateu tanto… que o transformou num veículo.

  14. Sinceramente eu não entendo como gastar o valor de um Audi A1 Turbo(ou um Mit. Lancer GT) em uma baratinha coreana que tem medo de Gol de frotista…

    … mas contra a racionalidade e bom-senso, o Slowster vende bem. ¬¬

  15. Se o propósito desse carro não era ser veloz, então ele não deveria se chamar Veloster. Enfim, é incrível como a Hyundai conseguiu fazer um carro que não faz nada direito. O Velos… Quero dizer… MANCOster fracassa em ser um esportivo, fracassa em ser interessante, não é prático e pra piorar é caro, muito caro. É o carro mais inútil já feito nos últimos tempos, senão o mais inútil em toda a história do automóvel.

  16. Concordo com tudo que disse,de menos que o mitsubishi evo e feio

  17. Tá rolando uma promoção que vai dar ingressos para a Stock Car em Curitiba! Camarote com open food, open bar, e uma volta rápida em um dos carros da Stock Car!

    É só completar a frase “CURITIBA combina com VELOCIDADE porque…”, curtam a minha frase e me ajudem a ganhar!

    o link é esse http://on.fb.me/FStowC

  18. A Ferrari faz carros bonitos, ok, mas achar esse besouro pisado bonito é o cúmulo do mal gosto estético. Eu sempre imagino que é um daqueles besouros cheios de carapaças que foi pisoteado e as suas partes ficaram deslocadas e esmagadas. Horroroso.

  19. O visual até que é bacana, mas motor 1.6 é triste tira qualquer chance do carro ter um desempenho descente.

  20. Desde antes do lançamento no Brasil desconfiava desse carro, pois a ganância exasperada do CAô-A só conseguem rivalizar com a capacidade do mesmo em mentir. Nada inovador em portas, motor de CERATO e design que a própria marca já está por abandonar, pois todos os carros de mesma plataforma da Hyundai são mais feios que os “irmãos” da Kia.
    Nascer no Brasil e gostar de carros é um sofrimento!
    Parabéns pelo texto.
    Obrigado.
    Marcello

  21. Quem gosta de hyundai vai me desculpar, o unico que é um pouco melhorzinho é o azera, o resto é lixo, o I30 é todo de plastico em qualquer parte que vc encoste parece que vai abrir um buraco, o tucsom é uma merd@ um carro super ultrapasado que ja era pra ter sido substituido a muito tempo mais como vende bem vai ficando, o IX35 é um fraude pois não passa de um nova geração do tucson que a hyundai colocou outro nome e vende mais caro para os otarios dos brasileiros, e por fim essa bosta do vagaroster feio pra kct, manco que tomar pau de prisma de 27k é uma vergonha, e essas pohas dessas 3 portas, kct a kombi cabine dupla tinha isso a 50 anos atras, mais é assim mesmo brasileiro é burro mesmo se o vagaroster custasse ums 20k a mais e tivesse um motorzinho 1.0 vendia mais ainda

    PS: O JC é foda eu ainda nunca vi um cara falar de carro melhor que ele.

  22. johnnyburanelo

    eu nao compraria o veloster,
    carro xoxo aff

  23. Com o mercado se estreitando, a hyundai conseguiu pegar uma ótima, eu diria quase única, oportunidade de inovar o mercado automobilístico e enfiou no próprio cú com vaselina e areia.

    • E essa oportunidade era tão boa, que mesmo a hyundai cagando no pau com vaselina e areia, o carro ainda se tem o luxo de pelo menos ser citado por nós. e estar sendo considerado no mercado automobilístico.

  1. Pingback: Tagfahrlicht LED

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