Sabe traduzir? Venha fazer parte da equipe Top Gear BR!


Olá pessoal!

Com certeza vocês devem ter percebido que nas últimas semanas a agilidade em concluir a legenda em português aumentou bastante.

No início, o nosso glorioso John Flaherty  fazia tudo no braço e sozinho, o que demandava em torno de 5 a 6 dias para traduzir um episódio completo.

Com a entrada do TVizzotto no time, este tempo reduziu para 3 ou 4 dias. E ultimamente, graças à ajuda dos nossos novos tradutores Celso.jpg e Paulolange, a legenda fica completa em menos de 24 horas após o vídeo ser disponibilizado para download.

Queremos continuar com essa agilidade. Mais que isso, queremos melhorar!

Na próxima semana estréia a segunda temporada do Top Gear América e nós estamos montando uma equipe de legendadores para revezar entre o Top Gear e o América. Tudo isso para trazer pra vocês as tradicionais legendas com qualidade em tempo recorde!

Para ser um legendador da equipe Top Gear BR é necessário ter algumas características próprias:

1. Obviamente, dominar o idioma inglês. Não é preciso ser fluente, mas um nível avançado,  onde o tradutor não tenha que ficar recorrendo toda hora ao Google Tradutor. Aliás, utilizar o Google para traduzir frases inteiras está fora de cogitação;

2. Utilizar uma linguagem simples e “popular”. Tradução ao pé-da-letra é muito cansativa para uma leitura dinâmica da legenda.

3. COMPROMETIMENTO. São necessárias em torno de duas horas por dia, dois dias da semana (segunda e terça-feira). O trabalho é em equipe. Se o legendador não dispuser deste tempo, a  equipe inteira vai ficar desestabilizada;

4. Ter noções de termos automotivos e automobilísticos para a tradução. Power, understeering, oversteering, flywheel, diff, powerslide, dashboard, satnav… estão entre as várias palavras usadas nos programas;

5. Obedecer às regras de layout das legendas utilizadas pela equipe;

6. Não é necessária a instalação de nenhum software, somente um editor de arquivos .TXT (o Bloco de Notas é muito bom nesse quesito).

A seleção está aberta, quem achar que estiver apto e cumprir com os itens acima pode ter os nomes nos créditos das legendas exibidos para as centenas (talvez milhares) de fãs do Top Gear no Brasil e em Portugal.

Interessou? Envie um e-mail para tvizzotto@yahoo.com.br informando experiências com tradução de legendas (vale desde experiência escrita, até canal no youtube ou vídeos legendados na internet), idade, e local onde reside. Os candidatos serão submetidos a um teste antes de fazer parte da equipe.

Anúncios

Sobre Jaislan

Tenho 23 anos, sou estudante de Administração de Empresas, mastigo informática desde criança, Moro em Salvador na Bahia, sou um Apaixonado por carros e velocidade, sou autor e criador dos blogs, VDORacing, Top Gear BR e Opinião Automotiva. Na minha família, sou o único apaixonado por carros, todos os outros vêem o carro apenas como meio de locomoção... Azar o deles! =D

Publicado em 21/07/11, em News e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 30 Comentários.

  1. D4RK BØX

    cara eu traduzo com facilidade imensa porem meu defeito esta na parte de legendar que eu n sei muito bem ainda ( legendagem quem faz é meu vizinho xD) mas eu posso tanto fazer tradução quanto revisão ;D

  2. Marcelo Jardim

    Quem já tinha mandado pro GVectra antes? Como faz?!

  3. Mas tenho uma dúvida, vcs legendam direto do vídeo ou da legenda em inglês? Já traduzi muitas coisas pra o Whiplash! (Artigos/notícias/entrevistas/curiosidades: 201 visualizações: 726.882, segundo dados do próprio site), onde dessas 201 90% estavam em inglês e eu traduzi

  4. Paul Harket

    Até consigo traduzir e tudo mais, vejo a maioria dos episódios do Top Gear sem tradução, mas ainda apanho nos termos automotivos como os citados acima, bem que eu queria fazer parte da equipe,mas acho que acho que iria mais atrapalhar do que ajudar….

  5. ciencias

    epah eu tenho alguns dos requisitos acima mas o meu problema e que sou pt-pt logo ia ficar diferente na legenda

  6. Colegas,
    Postei um link pra legendas em inglês tirado de outro site.
    De novo: http://www.addic7ed.com/overview/6753/Top%20Gear

  7. Eu costumo de ver episódios de Top Gear UK sem legendas e concigo perceber completamente tudo o que eles dizem…

  8. Poxa, algumas vez poderia pintar um artigo traduzido aqui também.

    Parabéns pelo bom trabalho de todos!

    • Bom, tivemos um entrevero com um antigo usuário relacionado à tradução de artigos, por isso que eles pararam de ser postados.

      No entanto, estamos tentando fornecer material próprio ou baseado em notícias, ao invés de artigos.

  9. estive a ver o Top Ground Gear Force e é um dos com mais piada são ele a tentarem melhorar um jardim mas «claro» que só o põem pior

    • Olha, você me deu uma idéia…

      Quando terminar a temporada do Top Gear USA, esse poderia ser um dos episódios que poderíamos disponibilizar, talvez junto com o Top Gear of the Pops.

  10. johnflaherty..

    vc mora onde?
    Eu morei um tempo em Dublin, e quando ia para Londres chegava a ser um prazer ouvir o ingles londrino, Pq o Dublinense, jesus….

    • E se eu disser pra você que NUNCA botei um só pé pra fora do nosso Brasil varonil?

      Eu que sempre gostei da língua inglesa, e desde que passei a ouvir vários programas no áudio original em inglês, meu ouvido tem melhorado sensivelmente.

  11. Rafael Costa

    Tenho os requisitos, mas meu problema são as 2 horas 2 vezes por semana…
    Eu tenho bastante vocabulário automotivo, e além do Inglês eu também falo Alemão, se isso servir pelo menos que um pouco para vocês, eu ficaria feliz em ajudar…

  12. WelingtonLeal

    Eu poderia ajudar. Porem nunca tive experiencia com legendas, mas as expressões eu conheço um pouco pq eu leio muito sobre F1 em ingles.

    Falndo nisso eu tenho um pdf da biografia do antigo Stig, Ben Collins, estão interessados?

    PS: No aquecimento do GP da Inglaterra mostraram os bastidores do TopGear e da volta do Vettel. Vcs viram?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: