James May e os carros mais feios de todos os tempos

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Você pode não saber disto, mas em Londres existe uma agência de modelos aberta e declaradamente especializada em pessoas feias. São um bando de bruacas.

Parece cruel, mas comercialmente faz todo sentido. Já que temos que aturar a existência de rostos horríveis, estas pessoas são procuradas por diretores de filmes.

Na era Vitoriana, elas acabariam em shows de horrores ou acorrentadas a um poste em um asilo, para que as classes médias pudessem vê-las como forma de se divertirem enquanto esperavam pelo Big Brother ser inventado. Mas agora, graças à atitude liberal da Ugly Model Agency, elas podem confrontar o horror de suas próprias feições e pensar: “Meu Deus, minha fuça é excepcionalmente desagradável, mas pelo menos posso ganhar algum com ela.” Isso é progresso.

Obviamente, escrevo este artigo como alguém que aceita o fato de não ser uma pintura a óleo, a não ser que a arte em questão seja Peasant Fair de Pieter Bruegel o Velho, de 1567.

A verdade, no entanto, é que a maioria das pessoas são simplesmente comuns, e a feiúra de verdade é uma commodity tão rara quanto a beleza de verdade; ainda mais, talvez, já que, assim como com resultados excepcionais, nós estamos acostumados a elevar pessoas meramente atraentes e dignificar uma pessoa particularmente horrível com “ele/ela tem um penteado maravilhoso”.

Isto me leva à pesquisa dos 100 carros mais feios de todos os tempos, realizada semana passada e decidida por vocês, leitores de cara fina e com dedos deformados do Telegraph Motoring. Preciso falar com vocês sobre isto.

Para começo de conversa, acho que o organizador da pesquisa, Simon Arron, pode ter razão, já que alguns dos nomeados estão presentes na lista porque a falta de confiabilidade ou de praticabilidade ficaram sedimentadas na consciência como uma lembrança ruim, ao invés de serem fisicamente feios. O Austin Princess (e mesmo sua versão renovada, o Ambassador) não era um carro muito feio. Ele era terrível, e você não gostaria de conviver com ele, mas não seria de chutar para fora da cama.

Isto explica os alvos fáceis – Morris Marina, Austin Allegro, Triumph TR7, Jaguar XJ-S – e possivelmente o Lada 1200. Como um Fiat, até que era elegante. Mas é a ligação com o movimento comunista britânico e a sensação de falta de qualidade em geral que fazem a versão russa parecer insípida. E valeu por terem colocado meu Porsche na lista, a propósito.

Outras menções desonrosas são menos fáceis de explicar, no entanto. O Renault 4 não é feio. É divertido conviver com ele. O Rolls-Royce Camargue também não é feio. Ele tem presença, como aquele homem mal-encarado mas bem-vestido. O Aston Martin Lagonda e a BMW Série 6 são “impactantes” – um eufemismo quando aplicado à esposa ou marido dos seus melhores amigos, mas aqui é um elogio – e o Citroen Ami 8 tem “detalhes muito expressivos”, ou seja, uma cara completamente estranha. Mas melhor do que ser ordinário.

Alías, vocês colocaram alguns dos meus carros favoritos nesta lista, incluindo o Alfa Romeo SZ, seus filisteus. Já viram suas fotos nos seus passaportes recentemente? Acham que ele tem aparência engraçada? E qual o problema com o Datsun 120Y? Eu comprei um.

Já fiz essa brincadeira por muitos anos; ver o grande livro sobre carros e criar listas próprias. E tenho plena confiança em mim quando digo que o carro mais feio a escapar de um caderno de rascunhos quando ninguém com bom gosto ou critério estava olhando foi o Triumph Mayflower de 1949.

O Ford Edsel tinha uma frente deplorável, e o AMC Pacer tinha uma traseira deplorável. Mas o Mayflower era feio até a alma.

Olhem para ele, se tiverem coragem. Seus detalhes são feios, suas proporções em geral são feias, seu próprio conceito – um carro para seduzir os americanos que acreditavam serem descendentes diretos dos Pais Peregrinos – faz qualquer um sentir calafrios. Nunca dirigi um, mas tenho plena certeza de que não tem uma personalidade interessante, também.

Aproveitando, se acham que estava brincando quando falei sobre a Ugly Model Agency, procurem por ela na “interweb”. Eu a conheço porque fizemos uso de seus serviços para uma sessão de fotos de uma revista, e eles mandaram um gordo tapado com a cara de um Subaru Impreza. Horrível.

Fonte: The Telegraph (Setembro de 2008)
Tradução: John Flaherty

Toda Terça-Feira, traremos artigos escritos por James May, falando sobre vários tópicos, quase todos sobre carros. Fiquem ligados.

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 25/10/11, em James May, Matérias traduzidas, News e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. ele de verdade disse k akele subaru impreza era feio? n tou acreditando…..

  2. Eu tiraria da lista o Jaguar XJ-S e o Aston Martin Lagonda. Acho eles muito lindos de ver. Mas cada um tem um gosto …

  3. essa UGLY MODELS viaja, desde quando elas são feias?






    Isso só na primeira pagina de modelos…

  4. Tem uns carros que eu concordo, mas outro não tem nada haver, alias a lista é muito vaga, sem carros sem muita classificação entre eles (modelos, pais, ano de fabricação etc), acho que seria melhor se fosse assim, “Os 20 carros Britanicos mais feios” ou “os carros mais feios da decada de 80” etc…

  5. o amc parece um aquario hauhauahuah

  6. tah com preguiça de postar fotos é????

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