Os Ícones do Hammond: BMW Z3M

670x377Image

Realmente não é a fórmula para um motor com ótima sonoridade; não é um bruto rugido de um V8, não é uma sofisticada turbina de um V12 ou um denso e barulhento boxer 4 cilindros.

É um seis em linha: seis cilindros alinhados um perto do outro. E é feito pela BMW, que está longe de ser a mais extravagante das montadoras.

670x377Image

E ainda assim, esse seis em linha de 3.2 litros, que produz 329 cavalos e 35,3 kgf.m de torque, faz uns dos melhores sons já feitos.

670x377Image

É um som musculoso, tenso e grosso, mas eficiente. Ele sugere músculos flexionados e uma funcionalidade inteligente e eficaz. E essa simplicidade e clareza é o que faz a BMW Z3M Coupé ainda se destacar, mesmo 13 anos após ser lançada.

O apelido de “Breadvan” pegou por uma boa razão –  tem um toque de van, não só na forma do carro, mas, talvez mais significativamente, na sua simplicidade.

670x377Image

É igual ao Z3 roadster a partir da coluna A, mas não está repleto de acessórios – até mesmo um rádio era opcional quando ele foi lançado antes de virar um modelo M em outros países, em 1996.

Mas essa forma de cupê foi feita pra ter uma carroceria mais rígida, o que permitiu os engenheiros da BMW firmarem mais a suspensão, portanto esta coisa parece querer ser levada a sério no momento em que você anda com ela.

670x377Image

A tração traseira e a força linear desse indescritível e formidável motor resultam em uma coisinha que gosta de fazer drift, feliz em derrapar de lado. Mas a curta distância entre-eixos significa que ele também é arisco – eu rodei mais de uma vez.

Isso acrescenta a um carro muito agradável de dirigir rápido, e que embora não vá lançá-lo numa carreira como piloto, tem muita coisa para ensinar a quem quiser aprender.

670x377Image
Combinando aquele som do motor, as respostas do volante e aquela suspensão mais firme, você nunca se cansaria de treinar com esta coisa.

Sua enorme confiabilidade e consistência garantindo que pode tomar qualquer informação que ele passe à você como fatos, e não como uma indicação de que ele irá pregar-lhe uma peça na volta seguinte.

670x377Image

Mas ele também está longe de ser algum carro exclusivo e especial para track-days. Pense nisso: o formato permite a você afirmar que ele é muito prático. A relativa simplicidade aliada à qualidade na fabricação da BMW resultou num carro longe de ser frágil.

Os preços caíram até o máximo que podiam agora, e o único caminho que eles podem ir, eu diria, é para cima, então a depreciação não vai ser um problema.

670x377Image

O interior é, simplesmente, uma obra-prima de design e construção. O painel é envolvente, tudo no lugar certo e vai durar mais que o Lake District ao longo do tempo. É difícil encontrar falhas nele, seja como um carro para o dia-a-dia ou como um carro para track-days.

670x377Image

Poderia ser pela sua simplicidade, mas isso é uma coisa da personalidade, e eu gostei muito dele. Não é provável que vire um carro para ficar junto com os Bentleys clássicos dos grandes colecionadores, no entanto.

670x377Image

Mas como um carro que faz tudo e que aceita uma condução rápida, viagens longas, idas às lojas de bricolagem, impressiona seus amigos e mantém seu gerente do banco feliz, eu digo que ele é incrivelmente imbatível.

Fonte: Top Gear (17/10/2011)
Tradução: lukinhas.killer
Revisão: John Flaherty

Toda Quarta-Feira, traremos artigos escritos por Richard “Hamster” Hammond, falando sobre vários tópicos, quase todos sobre carros. Fiquem ligados.

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 07/12/11, em Hammond, Matérias traduzidas, News e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. joao alberto

    _esse carro é top de linha esse modelo já passou a contar com o motor S54 o msm q equipa as M3 e46 porem são 343hp!

  2. Dirigi um M Roadster e digo que esse carrinho é impressionante, pena que não foi feito para pessoas altas (tenho 1,93m e fiquei todo espremido) e a minha sorte é que é conversível e minha testa ficava pra cima da barra do para-brisa, mas é um canhãozinho mesmo.

  3. Bruno Zen Zortéa

    desque eu saiba é uma M coupe ñ uma Z3M se eu estiver errado me avisem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: