TopGear.com: Nissan DeltaWing prepara-se para Le Mans

Large Image

O Batmovél aterrisou… e competirá nas 24 horas de Le Mans deste ano.

Este é o Nissan DeltaWing, com 300 cavalos e pesando 500kg, que foi apresentado em Londres em 13 de Março e competirá com Audi, Toyota, Porsche e o restante das marcas em Junho, na épica corrida de resistência em La Sarthe.

Veja mais fotos do DeltaWing

Se você reconhecer a forma do DeltaWing, é porque o design que lembra um dardo – desenhado por Ben Bowlby e tendo como base um Aston Martin LMP1 – foi apresentado há dois anos como um chassi em potêncial para a Fórmula Indy em 2012.

Ele acabou sendo rejeitado em favor do projeto da Dallara, mas a Nissan pegou o protótipo do DeltaWing e o equipou com um motor 1.6 turbo com injeção direta, baseado no motor encontrado no Nissan Juke.

O motor de quatro cilindros desenvolve uma potência modesta (para os padrões de competição) de 300 cavalos – embora os engenheiros dizem que ele é capaz de muito mais – mas a Nissan prevê que o DeltaWing faça tempos em Le Mans perto dos das classes LMP1 e LMP2: a equipe está buscando uma volta perto dos 3 minutos e 45 segundos.

A matemática é surpreendente simples: mesmo tendo metade da potência de um protótipo Le Mans, o DeltaWing possui apenas metade do peso de um. Também gera metade do arrasto aerodinâmico – o projeto faz uso do efeito-solo, ao invés das asas convencionais – e consome metade da quantidade de combustível e a metade da quantidade de pneus. Atributos úteis numa corrida de resistência.

Falando em pneus, as duas rodas da frente do DeltaWing tem apenas 10 cm de largura cada uma. Mais estranho ainda, mais de 70% do peso do carro está sobre as rodas traseiras. O que pode deixá-lo imaginando… ele realmente consegue fazer curvas? Segundo Marino Franchitti – irmão mais novo de Dario e um dos pilotos do DeltaWing em Le Mans – ele consegue.

“Parece um protótipo Le Mans”, disse Marino ao Top Gear. “Isto é algo completamente fora do comum, mas logo que você começa a dirigi-lo, você sabe que é um carro de corrida de verdade”.

A equipe do Deltawing tem testado-o em pistas dos EUA nas últimas semanas, e descreveu o sucesso dos ensaios iniciais como “perfeitos”.

“Não parece que vai funcionar”, disse Marino, “mas funciona. A estabilidade em alta velocidade é impressionante. É mega.”

Mas, certamente, com um mero motor 1.6 turbo convencional, ele não soa como um de corrida, vai? Marino insiste que ele soa.

“O som é muito legal”, revelou Franchitti. “O layout do escape é muito interessante… o barulho me lembra os antigos carros turbo do ‘Grupo C'”.

O Deltawing irá ocupar a “Garagem 56” em Le Mans, que é reservada apenas para carros experimentais. Vamos ver muito mais sobre ele nos próximos meses, mas, por hora nós queremos seus comentários, comentadores do blog. Este será o formato das corridas do futuro? Será que pequenos motores turbo finalmente irão derrotar os hibridos, V8s ou os a diesel? E onde exatamente eles vão instalar os raios-laser da morte?

Texto: Sam Philip
Fonte:
TopGear.com
Tradução: Marcos Gabriel

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 16/03/12, em Matérias traduzidas, News e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 15 Comentários.

  1. bruno zen zortéa

    Q PORRA É ESSA ??????

  2. é um pinto

  3. Lucca Ruggiero

    Bbeu da msm fontede engenharia milagrosa do “normal” GT-R! hehehe

  4. É o batmóvel? hehe

  5. Danilo Vercesi

    Sinceramente… Isso não tem como fazer curvas rápidas…

  6. Ae galera do Top Gear BR, queria saber se vocês vão fazer o upload dos episódios das temporadas passadas…

  7. Q.R.A LeoHecth - GDAC (GaleraDoAmoCaminhoes)

    eu queria pedir a equipe para postar os videos em outro lugar, aquele DailyMotion é muito ruim, vc nao tem controle sobre o video, nao pode pausar e nen voltar um pouco e tbm nao pode avançar, caso vc tentar ele volta pro inicio, e como eu falei acima, nao da pra avançar.

    • Amigo, a gente tá com muita dificuldade quanto servidores para hospedar nossos videos, praticamente todos os que prestavam, nossos videos caíram, como megaupload e Videozer. perdemos muitos Ups nesses servidores, por isso estamos tendo que colocar nesses servidores “alternativos”. Até o Streetfire, temos que colocar videos em 6 partes… Por hora não podemos fazer praticamente nada a respeito.

  8. Chrystian

    Puta merda, agora os cheveteiros vão poder falar que tem um motor de corrida em baixo do capô( O Famoso APzaum “treskilemei” de turbo) kkk

  9. 1 = Toyota GT-One(TS030) ’12(o Novo Fudidão,que esse Ano Deve ganhar!) Vai Destruir Isso
    2 = Isso vai Bater em La Sharte Durante a Corrida,e Se bobia rainda Destroi uns 5 carro a mais
    3 = Isso Vai Ser banido do Le Mans,QUALQUER Carro com Menos de 1T Não é permitido,por Isso que o Mazda 787B Foi Banido,e teram que Acrescentar Peso,MAIS CHANCES de Causar uma tragedia em La Sharte
    4 = Nissan Roubando Design De outras pessoas,Lindo Isso…
    Vou Torcer so Para a Toyota,que veio com u mesign 100% Dela

  1. Pingback: Em breve: o DeltaWing do Top Gear |

  2. Pingback: Nosso DeltaWing caseiro está quase pronto |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: