TopGear.com: esta é a Lamborghini SUV original

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Mal pode esperar pela nova SUV da Lambo? Precisa de algo que mostre seu completo desdém pelo seu semelhante? Quer seguir as marcas de pneus do Coronel Gadaffi, Pablo Escobar, Tina Turner, Hunter S. Thompson, Uday, filho do Saddam Hussein, e Sylvester Stallone? Você precisa de um LM002.

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Desenhado com pouco mais que uma régua e uma pausa para o café, a brutal SUV feita de alumínio foi o resultado de um projeto de um veículo militar abortado – e totalmente incongruente.

A companhia italiana criou às pressas um veículo off-road com um motor Chrysler V8 traseiro, querendo vendê-lo aos montes para o exército americano. Mas ele era uma porcaria. Os americanos rapidamente destruíram todas os modelos de teste e jogaram dinheiro nos cofres da Hummer.

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Imperturbada, a Lambo teve que replanejar. Acontece que o layout de motor traseiro – uma característica dos seus esportivos – produzia uma dirigibilidade incrivelmente chocante, então ela jogou o motor para a frente. Então, os engenheiros perceberam que eles criaram um motor bem decente, então jogaram o motor Chrysler fora e instalaram um V12 de 5.2 litros do Countach.

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A desmobilização continuou por dentro; o seu austero interior feito para aguentar zonas de guerra foi coberta com todo tipo de frivolidade italiana. O luxo moderno (para os anos 1980) incluía bancos de couro, vidros elétricos com película, ar-condicionado e um baita sistema de som montado no teto. E então instalaram um jogo de colossais pneus Pirelli Scorpion – feitos especialmente para o modelo, com bandas de rodagem tipo run-flat, e instalados rapidamente para seu lançamento em 1982.

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O resultado foi uma SUV biblicamente sedenta, tendo como alvo principal o mercado do Oriente Médio: seus pneus exclusivos podiam servir para uso misto ou apenas na areia, o radiador era enorme e a Lambo instalou um baita filtro de ar, o que a tornou perfeita para sempre seguir em frente sem parar por entre campos de petróleo.

Se você tivesse Rials o suficiente, você poderia inclusive pedir uma versão turbinada chamada L804. Ela tinha um V12 náutico de 7.2 litros, que era comumente instalado em lanchas offshore Classe 1 (leia-se: rápidas pra caramba).

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Se você ver algum dos 301 LM002 andando por aí, aproveite para checar o teto. Se houver uma abertura acima dos bancos traseiros, ele pode ser um dos 100 LM002 que o presidente Gadaffi pediu para o exército líbio. Mas você não poderá encontrar o modelo do filho do Saddam – o exército americano alegremente o explodiu em 2004 durante um exercício militar para simular os efeitos de um carro-bomba.

Sim. Um “exercício militar”.

Fonte: TopGear.com
Tradução: John Flaherty

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Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 20/04/12, em Matérias traduzidas, News e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

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