Em breve: o DeltaWing do Top Gear

670x377Image

Fonte: TopGear.com

Debruçado por sobre uma impressão de baixa resolução do Nissan DeltaWing que acabamos de imprimir da Internet, um homem cuidadosamente decide quais partes do velho barco do Batman ele usará para recriar os side pods. “Estou indo meio às cegas aqui”, ele diz, enquanto desenha uma linha de leve na imagem pixelada. “Tenho moldes de fibra de vidro de todo tipo – de uma casa ecológica, de dois Mazda MX-5… Mas as partes do ‘Bat-barco” serão melhores para os side pods”.

Esse homem chama-se Andy Saunders, e ele categoricamente não está indo às cegas. Ele é um dos melhores customizadores de carro da Grã-Bretanha, e ele está se esforçando para nos ajudar a criar uma réplica do inovador protótipo Le Mans, o Nissan DeltaWing.

Por quê? Como você deve ter notado, somos grandes fãs dele. Além do potencial de mudar o formato dos carros de corrida para sempre, o carro de corrida experimental em forma de caça a jato também é totalmente insano. O que é Uma Boa Coisa. Tão boa que já fazem algumas semanas que estamos elaborando um plano, que apenas agora está virando realidade.

Pensamos em juntar forças e prestar um tributo ao que pode ser um carro inovador criando nossa própria versão para as ruas. Então nós tentaremos levá-lo conosco à Le Mans, como parte da nossa cobertura da corrida deste ano. Claro que é apenas uma brincadeira – ele não irá competir em Mulsanne, nem aparecerá na TV.

670x377Image

O problema é que, diferente dos projetistas do DeltaWing, e ao melhor estilo Top Gear, não temos vários milhões de libras, vários milhares de dias ou vários engenheiros qualificados. Temos três fotos bem ruinzinhas, seis semanas, um Westfield e um cartão de fidelidade com o ferro-velho local. Será que conseguiremos? Hmmm…

670x377Image

Mas nós temos o Andy. E ele possui o tipo de criatividade esotérica que pode fazer com que o projeto seja completado a tempo. “Quando vocês me contataram, nunca havia visto o DeltaWing antes, então não fazia idéia do seu tamanho. E a Nissan não me forneceu nenhuma das medidas do carro, então tive que descobrir sozinho. Entrei no site da Michelin e consegui as dimensões dos pneus, imprimi uma foto que achei na Internet e fiz os cálculos”.

“Então comprei um pequeno Westfield em ótimo estado e botei a mão na massa. Isso foi há duas semanas e cerca de 160 horas de trabalho.”

670x377Image

E é isso, querida Internet – o Top Gear DeltaWing. Uma fusão pecaminosa de um Westfield, chapas de aço, fibra de vidro e muitos, muitos carros sucateados.

Até agora, a receita inclui um Ford Mondeo (rodas de aço), um Hillman Imp (coluna de direção), um Peugeot 207 (faróis dianteiros), um Fiat 126 (traseira), um capô de um Morris 1000 (outra parte da traseira), partes de algum modelo Ford (estepes tipo “space savers” na frente com buracos perfurados para combinarem com as rodas traseiras), e um Ford Escort (eixo traseiro).

E tem os painéis da carroceria feitas de fibra de vidro. Andy diz: “Conheço um cara em New Forest que tem moldes para literalmente qualquer coisa que você pensar. Chequei todos e encontrei os formatos que precisava – encontrei um monte de coisas esquisitas…”

670x377Image

“As seções traseiras dos pods estão sendo feitas a partir de um pára-choque velho de um MX-5, e a parte superior dos pods segue os do “Bat-barco”. Tenho uma parte de uma casa ecológica que será a frente do carro, e aquelas “kick-ups” da traseira do DeltaWing estão sendo feitas a partir das entradas de ar do carro de F1 que Alan Jones usou em 1975. Parece um monte de lixo velho agora, mas vai dar certo.”

“Ele tem um pouco de Nissan, também. Encontrei algumas coberturas de plástico do vidro traseiro de um velho Bluebird em um ferro-velho – estou usando-as no capô como entradas de ar para resfriar o motor. Mas ele não será muito rápido. Ele tem apenas o motor Ford Crossflow 1.6 do Westfield, e um câmbio de quatro marchas. Só Deus sabe como serão as trocas de marcha com esse eixo traseiro. 96 km/h parecerão 160 km/h nessa coisa…”

670x377Image

“Mas como ele trocará de marcha não me importa muito agora. Tenho que fazer a coisa funcionar antes”. Enquanto ele nos leva até uma porta de garagem, ele diz: “Sorte que já terminei todos os meus outros projetos”.

Sua segunda oficina está cheia de maluquices automotivas. Já viu um Panhard PL17 rebaixado? Ou uma van Tempo Matador? Ou um Ford V8 1935 com direção à direita conversível? Nós também não. Andy, encostado no seu Ford Thunderbird altamente customizado e altamente maneiro, explica que ele os utiliza no dia-a-dia.

670x377Image

“Gosto de dirigir coisas estranhas. Isso deixa as pessoas alegres. Especialmente agora que todos os carros nas ruas são parecidos demais – todos são prata ou cinza. Nada mais é divertido. O DeltaWing deve alegrar um pouco as pessoas”.

Deixamos o lar estranho do Andy, enquanto ele tenta ver como recriará as partes do “Bat-barco” com fibra de vidro, prometendo uma futura visita antes dele começar a pintura em 31 de Maio.

Traremos mais atualizações sobre o Top Gear DeltaWing antes da corrida de Le Mans, leitores, então fiquem ligados.

Enquanto isso, desejem-nos sorte e torçam para que isto seja terminado a tempo. E vejam mais fotos do projeto.

670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 24/05/12, em Matérias traduzidas, News e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. hauhua que coisa de maluco! quando comecei a çer ja imaginei o Jezza com um amrtelo na mão!

  1. Pingback: Nosso DeltaWing caseiro está quase pronto |

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: