Nosso DeltaWing caseiro está quase pronto

Fonte: TopGear.com

670x377Image

“Fiz um upgrade!”, diz Andy Saunder, o customizador de carros que está nos ajudando a construir nosso próprio DeltaWing. “Agora tenho seis fotos do carro para utilizar. Da última vez que vi vocês, só tinha três. Mas é uma pena – agora já acabei.”

Se você segue nosso site, no mês passado, junto com a Nissan, bolamos um plano maluco de última hora, que é criar uma versão caseira do DeltaWing. Um carinhoso tributo bem amador ao carro de corrida com formato de charuto que na verdade é um dos carros de endurance mais revolucionários das últimas décadas. Feito com um velho Westfield e partes de um Hillman Imp, além de outros.

(E apenas para deixar claro: isto é apenas uma diversão para levar nossa equipe da revista até a França e de volta. Ele não aparecerá na TV, e não iremos competir com ele, por mais que queiramos.)

Felizmente para nós, a maior parte do trabalho foi feito por um homem – o já mencionado Andy Saunders. E como pode ver, ele parece saber o que faz…

670x377Image

“Está ficando bom, não?”, diz Andy. “Ele certamente chamará atenção em Le Mans.” E é precisamente onde você (com sorte) poderá ver nossa humilde homenagem.

Isso se ele realmente funcionar…

670x377Image

Ele estará pronto para sua viagem inaugural? Andy responde curta e claramente: “Espero mesmo que sim”. Ele pode estar a apenas uma mão de tinta de estar todo pronto, mas ainda há muitas pontas soltas para amarrar. Principalmente o sistema de refrigeração.

“Como a frente é mais estreita, não podíamos usar o radiador original, então tivemos que pedir um sob encomenda. Ele comporta a mesma quantidade de água, mas a parte onde vai a mangueira superior não se encaixa perfeitamente com a parte que se junta ao topo do motor. Não sei como iremos resolver isso ainda.”

670x377Image

“Acabamos de terminar a frente, então só agora comecei a pensar em fazê-lo funcionar. Quando desenharam o carro originalmente, provavelmente o fizeram de espuma e então criaram faróis feitos especificamente para ele. Eu tive que combinar os faróis com partes de carros de série, então construir o nariz inteiro ao redor deles”.

“Estes faróis são de um Peugeot 307. Tive que construir uma armação ao redor deles, como um par de óculos, então pensar em como poderia fazê-lo parecer com um DeltaWing. Usei uma chapa de metal que moldei e rebitei nos arcos – que são feitos dos arcos traseiros do carro original”.

670x377Image

“A frente acabou ficando um pouco mais larga que a do original, mas não tínhamos tempo para fabricar a nossa própria (suspensão). A traseira é 10 centímetros mais estreita que a do original, também. Não podíamos alargá-la mais com os pneus que tínhamos”.

“Mas o comprimento está igualzinho – estou bem contente com isso. Eu fiz as medições a partir das fotos da Internet. Nem usei uma régua. Na verdade, nem sei se tenho uma.”

670x377Image

“Fiz uma melhora sutil no design, também. A asa e a parte de trás da traseira desciam em ângulos diferentes. Eu mudei e agora ambas são iguais. Acho que ficaram bem melhores. Vou dizer isso ao designer se eu tiver a chance de encontrá-lo…”

670x377Image

E como fica a experiência ao volante? O mecânico encarregado em ajeitar o DeltaWang (ou ShedeltaWing), como ficou carinhosamente conhecido, Jim Charmers, diz: “ou ele será incrível ou será horrível. Não acho que haverá algum meio-termo”.

Andy acrescenta: “O passageiro não passará frio. Tentei arrumar um encanamento oval para encaixar o escapamento por baixo do carro – a tubulação normal não permite isso – mas liguei para o fornecedor e ele me disse que precisaria comprar mais de 1 quilômetro do negócio. Não fiz isso e instalei canos normais pela cabine – quem pegar carona nesse carro irá esquentar a bunda”.

670x377Image

Após 200 horas de trabalho, Andy acha que o carro estará pronto para sua estréia na Le Mans 2012. “Já estou na minha 6º lata de massa agora, então não deve demorar muito para pintá-lo, decorá-lo e colocá-lo para rodar. Após resolvermos a questão do radiador, teremos que cuidar da fiação, e tenho que instalar as mangueiras dos freios, aí ele estará pronto. E poderei dormir um pouco…”

Agora, veja mais imagens do DeltaWing do Top Gear…

670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image
670x377Image

Anúncios

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 03/06/12, em Matérias traduzidas, News e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. valew por + 1 post

  2. Tenho a leve impressão que isso vai se despedaçar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: