Mercedes revela detalhes do novo A45 AMG

Large Image

A AMG seria a maior Skunkworks automotiva? Antigamente, sim. Agora, exatamente 45 anos após ter sido fundada por apenas dois homens em um galpão enorme, é um pilar do império Mercedes com mil empregados, aquela cujos inconfundíveis motores de oito cilindros emitem o mais famoso som estrondoso no mercado. Ela é até mesmo parte da equipe Mercedes de Fórmula 1, o que enfatiza sua importância estratégica para a companhia.

Tudo isso torna a confirmação do seu menor e mais barato modelo até hoje, o A45 AMG, excitante e, para os puristas, um tanto preocupante. Podem ficar calmos, fãs de motores V8. TopGear.com viu o novo carro, e apesar de ter uma versão inteiramente revisada do 2.0 4-cilindros turbo que os Classe A inferiores usarão, os manda-chuvas da AMG nos asseguraram que o A45 terá a maior potência específica do que QUALQUER outro carro, inclusive que o da McLaren MP4-12C, que dá cerca de 330 cavalos; mais de 41 mkgf de torque; e fará um som ultra-maravilhoso, apesar dos cilindros a menos. Fritz Eichler, chefe de desenvolvimento de powertrains da AMG: “os sons que nossos carros fazem é muito importante, sabemos disso. Por isso que disse para os meus subordinados, ‘eu quero que esta coisa soe como um solo de guitarra de Rory Gallagher'”. Esse é o nosso tipo de analogia.

Tendo o Golf R, o Audi RS3 e o cupê BMW 1 M como principais rivais, o A45 AMG usa um sistema de tração integral permanente parecido com os da Haldex, com uma embreagem múltipla. O chefe de desenvolvimento da AMG, Tobias Moers, confirmou que a divisão variável de torque será de 60% na frente e 40% atrás, com uma distribuição igual do peso entre os eixos. “Tudo bem, você não poderá fazer drifts com ele, mas acredite, ele tem uma dianteira bem positiva. Ele não sabe o que é sair de frente… Dá para fazê-lo andar de lado? Sim, na Suécia!”, diz Moers.

Pesando menos de 1.500 quilos e usando um novo câmbio com 7 marchas e dupla embreagem – “não é preciso um câmbio manual, é apenas uma noção romântica”, diz Moers sem meias palavras – ele também confirmou que a AMG tem se envolvido no ajuste do chassi do Classe A praticamente desde o primeiro dia. A suspensão – McPherson na frente e multilink atrás – tem molas exclusivas e amortecedores, propriedades cinemáticas completamente revisadas, e uma barra estabilizadora maior. Os freios são da brembo, com discos de 350 milímetros na frente, e quatro pinças.

também possui um visual fantástico. Vimos duas versões, uma em um amarelo-mostarda surpreendentemente impressionante, e outra com visual de carro de GT3, completo com faixas, um enorme spoiler de teto, santantônio e ausente de assentos traseiros. Todos os A45 receberão novíssimos assentos “performance” da AMG, e o acabamento do interior e a qualidade em geral são melhores que o de seus rivais. Há inclusive uma mistura de fibra de carbono e couro Alcantara no painel e nas portas. É um Mercedes com um estilo quase italianizado.

O A45 está previsto para ser lançado no Salão de Genebra do ano que vem, com as vendas (na Inglaterra) começando no outono europeu. Então, prepare-se para uma longa espera. Enquanto isso, comece a poupar. A AMG diz que o preço será “atraente” – com um RS3 partindo de £39.995 (R$128.850), achamos que ele ficará entre £35 mil (R$112.760) e £40 mil (R$128.870). Ele pode ter o mesmo nome que o anel viário de Coventry, mas pode preparar-se para querer um AMG com a metade dos cilindros que ele deveria ter.

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 15/06/12, em Matérias traduzidas, News, TopGear.com e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Esse sim. Um hatch esportivo bonito.

    Não aquela coisa estranha que é o novo Série 1M

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: