Celebrando Sergio Pininfarina (1926-2012)

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Tradução: Paulo Lange

É um dia triste no mundo do design automobilístico – Sergio Pininfarina, presidente da Pininfarina desde 1966, faleceu em sua casa em Turim. Era filho do fundador da companhia, Batista Farina, e servia como presidente honorário da companhia na época da sua morte.

Após se graduar em engenharia mecânica pela Politécnica de Turim em 1950, Sergio iniciou sua carreira no negócio da família, a Carozzeria Pinin Farina. Em 1960, ele era o Gerente Geral, então, em 1961, virou Diretor da Gerência. Em 1966, com a morte de seu pai, ele assumiu a presidência da companhia.

Durante sua administração, Sergio supervisionou o desenho de alguns dos mais icônicos carros esportivos do mundo, incluindo a Ferrari Enzo e a Maserati Quattroporte. O que provavelmente explica porque sua sala de prêmios é tão grande quanto seu currículo – ele ganhou mais de 20 importantes prêmios de design e recebeu quatro títulos honorários em reconhecimento à sua contribuição ao design.

Agora, vejam nossa humilde homenagem.

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Peugeot 406 1995

OK, não é uma Ferrari Enzo, mas o grande Pug foi condecorado em 1996 e 2001 como o carro-reboque do ano da Caravan Club, assim como o prêmio Semperit Irish de carro do ano em 1997.

O cupê foi o único modelo em que a Pininfarina se envolveu, e ele foi projetado e produzido pelo estúdio italiano. Você poderia escolher entre um 2.0 4-em-linha, um 2.9 V6 ou um motor diesel 2.2 HDi.

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Ferrari GTO 1984

A 288 foi apenas o segundo carro na história da Ferrari a ter o precioso Gê-Tê-Óh na traseira. Construída como um carro de homologação, apenas 279 foram feitas e foi inspirada pelas linhas do conceito Pininfarina 308 GTB do Salão de Genebra de 1977.

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Alfa Romeo 164 1987

Após ter completado a lendária Testarossa, Sergio foi trabalhar no Alfa 164. Ele foi o primeiro Alfa a utilizar computadores ao invés de pura adivinhação, o que o deixou rígido e leve, e um carro realmente bom.

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Ferrari 612 Scaglietti 2004

2004 viu o lançamento da 612 Scaglietti, a sucessora do carro-chefe executivo de longa data da Ferrari, a 456. E é uma das únicas Ferrari da história capaz de carregar quatro humanos de verdade.

Da perspectiva de desenho, Pininfarina quis homenagear a Ferrari 375 MM 1954 através dos contrafortes laterais e das lanternas traseiras.

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Bentley Azure 1995

Esse gigante ostentoso de quatro lugares veio ao mundo em março de 1995 e era baseado no Continental R, que foi lançado em 1991. Além de ser realmente ousado, ele é classificado como o quarto carro mais gastador de combustível à venda no Reino Unido.

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Ferrari Enzo 2002

Batizada com o nome do fundador da Ferrari, foi construída para celebrar o primeiro título de construtores da marca na Fórmula 1 no novo milênio.

Inicialmente anunciada no Paris Motor Show de 2002, teve uma tiragem limitada de 349 carros, cada um custando inacreditáveis US$659.330. Todos os carros foram vendidos antes da produção se iniciar.

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Fiat 124 1966

Com seus freios à disco e motor de duplo comando de válvulas, esse bonito carrinho foi um dos mais avançados sedãs esportivos de sua época. É também considerado como a carroceria mais produzida em toda a história mundial. Isso graças a Lada, que baseou seu onipresente 2107 na incomparável carroceria (não antes de deixa-lo absolutamente ruim).

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Maserati Granturismo 2007

A parceria entre Maserati e Pininfarina acertou em cheio quando Jason Castriotta rabiscou o incrível Maserati GranTurismo. Com uma dianteira agressiva, ele tinha um V8 4.2 derivado do motor Ferrari instalado no Quattroporte que empurra aquela grade de boca escancarada.

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Ferrari P4/5 2006

Isso começou a vida como uma Ferrari Enzo, mas seu dono, o diretor de filmes e magnata da bolsa de valores James Glickenhaus, preferia o estilo das Ferraris de competição Série P de 1960. Ele pediu para Pininfarina redesenhá-la para que se parecesse com os antigos bólidos, que resultou nisso – a exclusiva P4/5 de US$4 milhões.

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Ferrari Testarossa 1984

Ela está junto dos mullets e dos blazers de cor pastel como um ícone dos anos 1980, porém a Testarossa envelheceu com muito mais dignidade.

A engenharia fez um trabalho tão belo quanto os desenhos da Pininfarina – ela tem um motor central 4.9 boxer de 12 cilindros, cada cilindro tem 4 válvulas (resultando em 48 no total), e é lubrificada por um sistema de cárter seco. Muito legal.

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Maserati Quattroporte 2004

Assim como a carroceria belíssima, essa coisa tem uma distribuição de peso de 47%/53% entre os eixos, o que significa que ele é bem ágil apesar de suas quatro portas.

Pena que o Jeremy não é muito fã dele…

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Ferrari F40 1987

A F40 é um dos perfis mais lendários da história do design automobilístico. Um nariz inclinado na frente, um enorme aerofólio na traseira e um V8 biturbo coberto por Perspex no meio. Obrigado, Pininfarina.

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 03/07/12, em Matérias traduzidas, News, TopGear.com e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. “Maserati Quattroporte 2004

    Assim como a carroceria belíssima, essa coisa tem uma distribuição de peso de 47%/53% entre os eixos, o que significa que ele é bem ágil apesar de suas quatro portas.

    Pena que o Jeremy não é muito fã dele…” HEIN?? JEREMY APAIXONADO QUATTROPORTE!!

  2. um genio q nos deixa….

    tem o fiat coupe tb.. o mais comum de ser ver aqui pelo brasil .. e acho q talvez o mais barato dos pininfarinas🙂

  3. Paulo Freire

    Na verdade o Clarkson é apaixonado pelo Quattroporte, ainda lembro do comparativo que ele fez com o Aston e o Panamera.

  4. germaniobr

    Como disse pro Bruno que traduziu o texto: Do ano passado pra cá, foi o pai do Mustang, Donald Frey em março passado, depois Carol Shelby este ano e à alguns dias Ferdinand Porsche Neto, criador do lendário 911…
    …agora Sergio Pininfarina.

    As lendas estão envelhecendo e seguindo o rumo natural da vida…

    A pergunta que fica é: quais lendas estão ficando no lugar??? Quem iremos lamentar daqui uns anos?

    Acho que ao menos o Valentino Balboni (lendário piloto de testes da Lamborghini) com seus 60 e poucos dura mais uns 20 anos…

  5. Bruno Zen Zortéa

    😥

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