O dia quando Top Gear conheceu Victoria Beckham

670x377Image

Texto: Jason Barlow

Durante uma de suas visitas ao centro de design da Land Rover, David Beckham aparentemente queria muito achar um cabo conector para iPod, “senão a Victoria começará a cantar”. Apesar de ser parte do quinteto que forma as Spice Girls, a “girl band” mais bem-sucedida de todos os tempos, até mesmo a própria Victoria Beckham nunca admitiu que tinha uma voz, digamos, como a de Aretha Franklin, tanto que isto é uma piada recorrente entre ela e seu marido. Agora, a ex-Maria Chuteira, hoje premiada designer de moda, decidiu virar uma designer de carros. Será que o mundo finalmente pirou de vez? Bem, não exatamente. Permita-me explicar.

670x377Image

Quando a Range Rover anunciou sua parceria com a Sra. Beckham no verão de 2012, posso dizer que o Top Gear estava… cético. Quem acha que o Evoque é “fashion” o bastante, especialmente para um produto Land Rover, deve ter sacudido a cabeça com força, sem poder ou querer acreditar. Por outro lado, mais de 65 mil Evoque foram vendidos até agora, e a companhia simplesmente não consegue atender a demanda. Para a fábrica da Land Rover em Halewood, e para a economia britânica em geral, isto é um estímulo e tanto. De fato, a fábrica está expandindo para atender a demanda; aparentemente, 35 mil pessoas tentam conseguir um dos mil novos postos de trabalho que a Land Rover criou.

Então, esta é a visão global do Range Rover Evoque Victoria Beckham, por £79.995 (R$253.730). Pode pensar o que quiser sobre a mulher, mas este carro une duas prestigiosas marcas britânicas, e leva a Range Rover à territórios que ela normalmente não alcançaria, em novos e importantes mercados.

670x377Image

Como no qual estamos hoje. Como a realidade comercial dos negócios automobilísticos do Século XXI é bem dura, o cenário mudou das Midlands britânicas para Beijing, o lugar perfeito para fazer a colaboração entre Range Rover e VB decolar com tudo. Não é segredo que a China está provando ser a salvação do mercado de carros de luxo, e o Salão de Beijing é o epicentro da corrida do ouro. Na véspera do salão, a Bentley anunciou que a China agora era o seu maior mercado (ela vendeu 60 Mulsanne Diamond Jubilee, um modelo exclusivo para a China, e um baita insulto ao bom gosto, mas com margens de lucro irresistivelmente gordas). Ian Robertson, diretor de marketing e vendas da BMW, contou-me que ele prevê que a China e os EUA estejam em pé de igualdade até o fim do ano, enquanto as vendas da Jaguar incharam 156% de um ano para o outro.

Conhecemos Victoria e seu carro na Academia Central de Belas Artes de Beijing. O carro? É mesmo, tem o carro. É basicamente um Evoque com uma pintura bonita, lustrosas rodas pretas e um interior com novo acabamento, embora o momento da revelação do modelo foi tão espantosamente majestoso que eu esperava que ele teleportasse de um lado do espaço para o outro, e então começasse a levitar. Dito isso, ele provavelmente é o Evoque mais bonito até agora, algo que não é exatamente um milagre.

670x377Image

“Gostou do carro?”, pergunta-me a Sra. Beckham, olhando-me com um olhar surpreendentemente centrado. Ela parece genuinamente aliviada quando aceno positivamente. O Evoque Beckham é animadoramente sóbrio, de bom-gosto e, tematicamente, combina bem com a principal profissão da Victoria hoje em dia: designer de moda. A linha Victoria Beckham garantiu-lhe um prêmio britânico de moda e aplausos da notoriamente irascível mídia especializada. A editora da revista Vogue, Anna Wintour, a adora; sua equivalente britânica, Alexandra Shulman, teve participação na união entre a Victoria e a Land Rover.

“Quando o Gerry McGovern (diretor de design da Land Rover) sugeriu-me isto, com certeza foi um desafio”, ela diz. “Nunca havia desenhado um carro antes, então acho que trouxe um pouco de simplicidade ao projeto, embora tenha gostado de customizar os carros que David e eu compramos ao longo dos anos. Coincidentemente, muitos foram Range Rovers. Eu queria desenhar um carro que eu queria dirigir. Não era uma questão de consertar algo que estava quebrado – o Evoque tem sido um enorme sucesso e Gerry tem feito um trabalho maravilhoso – eu queria apenas deixar o meu… toque nele. Não queria um carro fosse particularmente feminino, eu queria algo que o David também quisesse dirigir”.

670x377Image

Isto pode explicar o caráter surpreendentemente masculino do Evoque VB, pintado em cinza fosco e com rodas pretas, avivado apenas por sutis detalhes em rosa-dourado na grade, nas rodas e no capô (rosa-dourado foi inspirado por um Rolex de um homem corpulento que David presenteou a ela). Por dentro, os bancos têm acabamento em couro bege de Bridge of Weir costurado à mão para lembrar uma luva de beisebol (uma homenagem à terra adotiva dos Beckham em Los Angeles), e tem madeira com acabamento “black piano” no painel. O carpete no chão foi inspirado pelos tapetes lanosos do Rolls-Royce Silver Shadow dos anos 1970, o carro que o pai da Victoria tinha quando ela era pequena (uma revelação que originou seu apelido, Posh, ou “elegante”).

“Eu gosto de pensar ‘lateralmente'”, ela diz. “Por que eu não deveria desenhar um carro? Por que não poderia deixar de ser uma Spice Girl casada com um jogador de futebol para ser alguém que é levada a sério na indústria da moda? Sejamos inovadores. As pessoas foram cínicas quando decidi entrar no mundo da moda, e gostei do desafio. Não estou tentando provar nada; estou fazendo o que amo. Se as pessoas gostam, ótimo. Se não gostam, ótimo também”.

670x377Image

Eu digo à ela que carros de luxo feitos sob medida estão na moda, então isto é bem oportuno. “Puxa vida… quem diria?”, ela diz, um pouco galantemente e muito travessamente.

McGovern descreve Victoria como “uma perfeccionista, que efetivamente tornou-se parte da equipe, e concentrou-se totalmente no trabalho”. Ela criou painéis semânticos, cheios de imagens sobre moda, cinema, arte, arquitetura e até mesmo aeronáutica. “Percebe-se uma coerência”, McGovern afirma, “e acho que dá para ver isso em tudo que a Victoria faz. O seu Evoque é sofisticado, simples, ‘clean'”.

670x377Image

“O que eu adoro no Range Rover é, acho que não há outro carro que você poderia usar para chegar ao tapete vermelho, e então seguir para o campo”, Victoria acrescenta. “Queria que as pessoas pudessem ver e sentir a qualidade e o luxo. Algo que fosse tanto para homens como para mulheres, algo que fosse ‘cool’, mas nada muito exagerado”.

Será que ela entende por quê isto pode não agradar a algumas pessoas? “Olha, não estou fingindo saber mais do que realmente sei. Como eu digo, entrei neste projeto com um olhar simples. Este é o meu gosto; é o que eu gosto… Acima de tudo, queria que fosse algo real.”

“Sabe, eu não estou de brincadeira aqui”, ela diz enfaticamente. “Estou tentando criar um negócio sério, e tenho que ser fiel aos meus valores. Tenho que montar este negócio da maneira certa; não quero correr antes de aprender a andar. Tenho muito orgulho de tudo que fiz com as Spice Girls – eu tenho mesmo. Mas esta é a minha paixão. Isto é o que sempre quis fazer, e acho que encontrei uma arena onde eu posso competir, do meu próprio jeito”.

670x377Image

“David é um grande homem de negócios. Sim, somos casados, mas também estamos juntos nos negócios. David tem uma mente incrível para os negócios; ele é muito esperto, muito ambicioso e também possui grandes planos. Ele compra belos carros e tem ótimo gosto”.

Mas parece que o mesmo vale para a Sra. Beckham. Os duzentos Evoque VB que serão produzidos já foram todos vendidos. Por £80 mil (R$253.740) cada. Se a Land Rover quer calar os críticos, basta mostrar os lucros.

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 18/07/12, em Matérias traduzidas, News, TopGear.com e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Bruno Zen Zortéa

    ‘-‘

Deixe uma resposta

