Top Gear dirige o Shelby Mustang GT500

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Quando uma montadora fecha metade de uma pista de corrida e enche a outra metade com cones e avisos de morte certa, para evitar que você aproxime o carro dos seus limites, você sabe que esses limites são bem altos. Pelo menos, para o pessoal da segurança.

Mas foi exatamente isso que aconteceu no lançamento do Shelby GT500 2013. Citando os acidentes que três Chevrolet Camaro ZL1 sofreram no evento de lançamento do modelo na superrápida Virginia International Raceway, a Ford decidiu limitar nosso tempo na pista para alguns minutos numa seção da fabulosa – e muito rápida – pista de Road Atlanta.

Então, não posso contar muito sobre como é o carro em alta velocidade. Apesar desta ser a razão pela qual a maioria de nós estarmos lá… Com uma velocidade máxima de 325 km/h, não tinha como não ser. Haviam dois pilotos profissionais que deram algumas voltas rápidas de pé embaixo, mas a única coisa que podíamos aprender daquilo era que nós queríamos andar mais com esse carro.

Depois, pudemos testar o carro várias vezes numa reta de arrancada, para experimentar o inteligente controle de largada – você seleciona o número de giros, esmaga o pedal do acelerador e solta o pedal da embreagem para uma largada perfeita – mas fora isso, todas as impressões sobre o carro foram conseguidas estradas estreitas e folhadas da Geórgia.

Apesar de ser muito divertido dar derrapadas ao sair de cruzamentos e deixar todo semáforo numa nuvem de fumaça de borracha queimada, após algumas horas sem poder forçar o carro de maneira alguma, tudo omeçou a ficar um tanto frustrante. Com seu V8 5.8 sobrealimentado produzindo mais de 670 cavalos e 87.24 mkgf de torque – o supercarro Ford GT tinha 557 cavalos e 69.13 mkgf – talvez o novo GT500 finalmente tenha chegado ao seu verdadeiro limite. O Camaro ZL1 é superrápido e tem um excelente chassi, mas este novo Mustang ganha dele em tudo que envolva números. Mais potência, mais torque, velocidade máxima maior, mais rápido num quarto-de-milha, velocidade terminal maior, mais leve, mais barato…

Mas, ao mexer no DNA do Mustang para criar um carro que passa dos 320 km/h, muita da excitação que você espera de um muscle-car se foi. Tente forçar o GT500 como você forçaria um Mustang normal, e você perderá sua vida e sua CNH. Então, basicamente o novo GT500, apesar de todas suas habilidades, simplesmente não é tão divertido de dirigir quanto os modelos menos potentes.

Estou impressionado com os feitos do GT500, mas mesmo sendo um fã incondicional do Mustang, não recomendaria a compra de um. É preferível comprar um Boss 302 Laguna Seca e gastar o resto em track days. Em circuitos que não estejam bloqueados por cones.

Texto: Pat Devereux

OS NÚMEROS:
5.800 cm³
8 cilindros
Tração traseira
671 cavalos
87.24 mkgf
6.73 km/L
0 a 100 km/h em 3.7 segundos
325 km/h
1.751 kg

O PREÇO:
US$54.200 (R$110.000)

O VEREDITO:
Um grande feito da engenharia. Mas – e dói termos que escrever isto – não é tão divertido como Mustangs com metade da potência.

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 24/07/12, em Matérias traduzidas, News, TopGear.com e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. germaniobr

    Ou o carro é um muscle car, ou um super-carro… não há como unir as duas coisas… e por mais que goste de super carros, um v8 absurdo e uma traseira incontrolável ainda me fascinam mais….

  2. joao alberto

    vai chegar aqui por uns 300k ou mais, porem teria esse carro facil sou fascinado por mustang ter um GT500 na garagem não poderia ter nada melhor, faço uma pergunta, será que algum dia eles irão relançar o GT 40 uma versão 0KM.

    • Marcelo Elias

      A época de vendas do GT já foi, acho que agora não volta mais não.

      • germaniobr

        A verdade é que o Ford GT foi fabricado de 2005 até uns anos atrás, e era uma releitura do GT 40.
        Acho que não voltam a fabricar, assim como o Posche Carrera GT também…

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