Top Gear conversa com Eddie Jordan e Damon Hill

ejdh

Com o circo da Fórmula 1 preparando suas malas para as várias viagens na parte final da temporada, pensamos que seria uma boa idéia conversar com dois entendidos no assunto. E para evitar acusações de sermos tendenciosos, o Top Gear conversou com um membro de cada uma das duas emissoras inglesas. Da BBC, temos Eddie Jordan, e da Sky, temos Damon Hill. Eis o que eles tinham a dizer sobre a temporada até agora…

Top Gear: Você mudou de opinião sobre Lewis Hamilton desde o GP de Monza? Ele ainda mudará de equipe?
Eddie Jordan: Eu disse que, na minha opinião, Lewis e a Mercedes estão negociando, e que ele também conversou com a Ferrari e a Red Bull, mas estas conversas com a Mercedes pareciam mais promissoras. Eu nunca disse que ele estava deixando a McLaren. Eu apenas disse que estavam negociando. E ninguém até hoje pôde negar isso. E quem sabe o que acontecerá? Eu não sei o que acontecerá. Se ele for para a Mercedes, outras coisas terão que acontecer: ou Rosberg irá para a McLaren, ou Michael Schumacher vai se aposentar. Não dá para garantir que Lewis deixará a McLaren.

TG: Você imagina o Rosberg indo para a McLaren, caso o Lewis vá embora?
EJ: De um ponto de vista lógico, estas são as duas únicas coisas (Rosberg indo para a McLaren/Schumacher se aposentando) que podem acontecer. Se Lewis mudasse de equipe, alguém teria que sair. Não dá para ter três pilotos oficiais.

TG: Como acha que será o resto da temporada?
EJ: Acho que estamos num ponto bem crucial. A McLaren pode ganhar quatro ou cinco corridas, mas dependerá de quem as vencerá. O Button pode ajudar a equipe e o Lewis, mas isso acontecerá se o Lewis estiver de saída? Eu não sei. Há tantas possibilidades e combinações que tornarão este final de temporada bem intrigante, e infelizmente minha bola de cristal não consegue mostrar-me o suficiente para saber o que acontecerá. Mas acho que a aposta mais sensata seria o Alonso, mas a performance recente da McLaren tem sido espetacular.

TG: Regularidade será vital?
EJ: Sim, e é por isso que todos têm dito que Alonso tem sido o piloto do ano, pois o carro não tem sido bom o bastante e o que ele tem feito com aquele carro é extraordinário.

TG: A Red Bull não tem mais chances?
EJ: Bom, acho que seu carro não tem muito velocidade e estão pagando o preço por terem um carro que manobra muito bem, que responde muito bem, mas que ainda tem problemas.

Top Gear: Até agora tem sido uma temporada muito interessante e competitiva. Como acha que será o resto dela?
Damon Hill: Será decisiva. Já sabemos que tem mais chances e agora estão dispurando para ver quem será o campeão mundial de 2012.

TG: Dentre as equipes, acha que alguma tem uma vantagem no momento?
DH: Não. Felizmente, nada está decidido, e um pouco de sorte será necessário. Mas será quem for o mais consistente – e Alonso parece ser quem conseguiu evitar todo o caos melhor que qualquer outro piloto.

TG: Alguns pilotos envolveram-se em vários acidentes este ano. Acha que todo o caos deveria ser contido?
DH: Com certeza as coisas têm sido imprevisíveis, e tem havido um fator aleatório, o que acho que é bom. As equipes têm sofrido para saber o que exatamente tem acontecido, mas é isso que devem fazer, e como acho que tem que ser: equipes e pilotos tentando achar a solução para conseguirem a melhor performance. Isto está começando a diminuir e algumas equipes estão começando a achar a solução, mas em Monza, Sergio Perez com sua Sauber voou por todo o pelotão e marcava voltas mais rápidas constantemente – é um grande ano para a Fórmula 1.

TG: Acha que equipes como a Sauber melhorarão nos próximos anos? Acha que a divisão entre as equipes mais rápidas e mais lentas está diminuindo?
DH: Não, acho que inevitavelmente as equipes mais tradicionais continuarão por cima. As equipes mais fortes sempre parecem se destacar no fim da temporada. Pode-se argumentar que isso é injusto, mas ainda há oportunidades para algumas equipes melhorarem, e tem equipes como a Red Bull, que apareceu praticamente do nada há alguns anos, para serem campeões mundiais – então, não acho impossível reverter a ordem das coisas.

TG: E o que acha das opiniões do sr. Jordan sobre a possível mudança de equipe do Hamilton?
DH: Acho que é uma possibilidade, é uma conjectura interessante e fez todo mundo pensar.

TG: Digamos que ele realmente mude de equipe. Quem você acha que ocupará essa vaga?
DH: Nunca pensei muito a respeito, pois muitos de nós estão mais interessados em para onde ele poderá ir. Acho que Paul Di Resta teria mais chances. Eu o considero como alguém que se entrosaria bem com a McLaren e ele tem feito um bom trabalho este ano. Mas uma vaga na McLaren seria muito cobiçada.

TG: Quem acha que vencerá o campeonato deste ano?
DH: Sempre disse que o Alonso é o maior candidato ao título, e nada fez-me mudar de opinião até agora.

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 23/09/12, em Matérias traduzidas, News, TopGear.com e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. germaniobr

    Bom, Vettel deu uma encostadinha, mas ainda acho que o Alonso leva… é mais constante, e muito mais sortudo!

Deixe uma resposta

