Teste: Hyundai Veloster Turbo

Large Image (optional)

Quando o Hyundai Veloster era novidade, todos só falavam das suas portas. A combinação estranha e imaginativa – duas do lado do passageiro, uma do lado do motorista – melhorou a imagem tanto do Veloster quanto do da Hyundai. Também foi útil para desviar a atenção da mecânica relativamente insípida do carro.

Mas agora tem uma versão Turbo. Então, por mais úteis que as portas possam ser para deixar as crianças na escola, deixe-as de lado e veja-o como um cupê esportivo acessível. A adição de uma turbina twin-scroll com respostas rápidas ao motor com injeção direta elevou a potência à 188 cavalos e o torque à 26,96 mkgf. Além disso, as rodas cresceram para 18 polegadas, a suspensão ficou mais firme, a direção foi reajustada e os freios estão mais robustos. Tudo que era de se esperar.

Ele também parece mais metódico, especialmente o modelo que testamos, em um preto fosco. Geralmente, acho este tipo de pintura um artifício para indivíduos que querem chamar a atenção e que usam óculos-escuros no escuro. Mas, no caso do Veloster, eu farei uma exceção, porque ele absorve a luz e abranda as formas um tanto extravagantes da carroceria.

O body-kit da versão Turbo inclui uma grade maior e inteiriça, spoiler e saias laterais e, atrás, um par de saídas de escapamento centrais do tamanho de calhas de chuva posicionado em um difusor. A sua traseira inteira é tão modesta quanto a de um babuíno. Então, ele parece querer ser sério. O motor é tão forte quanto os números sugerem. O Veloster Turbo europeu é um pouco diferente do que é vendido nos EUA, onde ele tem mais potência a rotações mais altas (203 cavalos) mas menos torque. Ainda assim, suspeito que a versão européia é a ideal, porque o motor soa um tanto grave e desanimado em rotações baixas, então é melhor usufruir do turbo em rotações médias.

Eu o dirigi por pouco tempo numa Alemanha biblicamente molhada, então por favor, não considere minhas opiniões sobre o chassi como definitivas. Mas o volante pareceu-me mais progressivo que o do modelo normal, e precisava ser. Mas não sei se ele precisava de uma suspensão mais firme. A Hyundai afirma ter aumentado a quantidade de material isolante acústico (que é um baita problema no modelo normal na Grã-Bretanha), mas precisaremos andar mais nele para aferir isso.

A Hyundai vendeu cerca de mil Velosters “normais” na Grã-Bretanha, então as pessoas obviamente não se importam tanto com seu design e as três portas. Mas no caso do Turbo, acho que o mais importante é como o carro anda. Se este for o caso, seus rivais acabam ficando muito mais atraentes.

Texto: Paul Horrell

OS NÚMEROS
1591cc
4 cilindros
Tração dianteira
188 cavalos
26,96 mkgf
14,48 km/L
157g/km de CO2
0 a 100 km/h: 8,4 segundos
214 km/h
1.255kg
£22.500 (R$74.250)

A NOTA: 06/10

670x377Image

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 25/09/12, em Matérias traduzidas, News, TopGear.com e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Bem, não acho este carro legal, acho ele feio e o vdro traseiro acho pequeno, ruim para ver quem vem atras, e nunca entendi a rasão de apenas 3 portas…WTF… acho ruim quando alguem tem que descer ou passar por “cima” do outro…ele pode vim com 200cv que passo pelo fato das 3 portas!

  2. abilio albino

    8.4 s pra chegar a 100 e maxima de 214 ????
    Para o objetivo do carro achei muito fraco, qualquer abarth, ou carros do genero sao mais rapidos.
    Meu audi a6 2.0 tdi faz melhor que isso com mais de 1700kg e 177cv .

  3. germaniobr

    Aqui pra variar é carro status.
    É uma bosta, é vendido como se tivesse 140cv e tem 122… leva um coice no estômago do Punto T-Jet que custa quase 20 paus à menos, sem contar nisso o seguro, manutenção e o consumo.
    Ah, saudades de quando traziam o C4 VTR pra cá….

Deixe uma resposta

