Primeiras impressões: Caterham Supersport R

670x377Image

O que temos aqui?
Um Seven semi-hardcore, que essencialmente substitui o R300 como o modelo mais rápido no showroom da Caterham.

670x377Image (1)

Esse showroom tá ficando meio cheio.
O Supersport fica mais ou menos no meio da gama, entre o mais calmo Roadsports e o insano R500. Esta versão R usa os amortecedores de corrida feitos sob medida para o Supersport, mas joga fora o motor 1.6 Sigma com 140 cavalos e usa um 2.0 Duratec com 180 cavalos.

670x377Image (2)

Então ele é rápido?
Os cálculos mostram que 180 cavalos + 535 kg = cerca de 340 cavalos por tonelada, o que é mais que um Porsche 911 Turbo. 0 a 96 km/h em 4,8 segundos, então ele é veloz, mas não é insano, e é apenas 0,1 segundo mais rápido que o Supersport. Mas isto são apenas números. O que realmente importa são os extras que o Duratec entrega, digamos, na retomada de 64 km/h a 112 km/h. Nada de turbo-lags, nada de longas esperar enquanto ele toma fôlego. Simplesmente pise no acelerador, e curta os resultados.

670x377Image (3)

Então é um R500 amordaçado?
Mais ou menos. Graças à suspensão firme, ele é um tanto arisco em estradas irregulares, mas abuse da sorte e ele avisará que está forçando a barra, antes de jogá-lo em direção a um arbusto. Ele tem um diferencial autoblocante, que ajuda a transformar curvas em retas. E os pneus traseiros têm largura de apenas 175 mm, então eles são mais divertidos do que pneus bem largos e aderentes. Veja desta maneira: enquanto o R500 arranca suas orelhas sem hesitar, esta coisa não faria mais do que dar leves mordidelas.

670x377Image (4)

Ele é confortável?
Não exatamente. Se quiser bancos macios e um rádio, fique com o Roadsport. Do contrário, prepare-se para sentar-se em bancos finos e uma suspensão dura no caminho da pista de corridas. E claro que é para onde a maioria dos donos do R irão. Mas ele ainda tem um opcional, um pacote que inclui um teto, portas moles e um pára-brisa para protegê-lo das abelhas. Tudo removível. Então ele requer um pouco de boa-vontade, mas não é tão masoquista quanto rivais como um Radical.

670x377Image (5)

Quanto sai a bronca?
Se você for o James May, ele custará £24.995 (R$86 mil) pelo carro desmontado, e você terá que montá-lo. Se quiser que a Caterham monte-o para você, ele custará £27.995 (R$96.400). São R$12 mil a mais que um Supersport básico, mas ainda é mais barato que o R300, que tinha detalhes quase desnecessários em fibra-de-carbono.

670x377Image (6)

Então?
O Supersport R provavelmente é a melhor escolha do catálogo da Caterham. Não é muito bruto. Não é muito duro. Não é muito rápido. Mas é divertido, e muito gratificante, e nós achávamos isso do R300. Uns vão querer um pouco mais de excitação, mas é para isso que o R500 ou o Ariel Atom existem. Só uma reclamaçãozinha: o câmbio de 5 marchas pode sofrer um pouco em circuitos mais longos e rápidos. Você pode pedir um câmbio de 6 marchas por R$10.300, mas isso faz o preço subir para além dos R$100 mil. Melhor ficar com este porque, por este preço, e com este peso e potência, ele é bem honesto.

670x377Image (7)

OS NÚMEROS:
2.0
4 cilindros
180 cavalos
19.77 mkgf
0 a 96 km/h: 4,8 segundos
209 km/h
R$96.400 (já montado)

670x377Image (8)

A NOTA:
08/10

670x377Image (9)

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 03/12/12, em Matérias traduzidas, News, TopGear.com e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Rodrigo Vieira

    Esse carro eh minha paixão!!

  2. Bruno Zen Zortéa

    queria que tivesse um a venda no brasil e seja + ou – equivalente ao preço da inglaterra mas em reais ;D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: