Eis o novo Audi RS6 Avant

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Você provavelmente notará rapidamente, então não adianta gastar palavras no começo deste texto: o novo Audi RS6, acima, é MENOS POTENTE do que o Audi RS6 anterior.

Isso fez seu sangue online ferver? Já nos acostumamos a um mundo onde o novo automaticamente significa biblicamente mais potente, então este Audi RS6 MENOS POTENTE é uma bem-vinda dose de sanidade?

Nós certamente achamos que sim. É a 3º geração da über perua da Audi, e tem o 4.0 V8 biturbo usado pela Bentley e no Audi S8, ajustado para produzir 560 cavalos e 71,34 mkgf de torque. Mas eis a parte interessante: apesar da potência ter caído de 580 cavalos, este novo Audi RS6 acelerará de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Três-vírgula-nove. É 0,7 segundo mais rápido que o antigo. Putz.

A Audi nos disse que você poderá aproveitar esse torque a partir de 1.750 RPM. O motivo para tanta eficiência está no design do V8: os dois turbos e o intercooler estão todos instalados dentro do “V” da bancada de cilindros. Além disso, o lado por onde saem os gases dos cabeçotes – que acabam alimentando os turbos – apontam para dentro, então os gases percorrem um caminho mais curto.

A velocidade máxima é limitada a 250 km/h, mas pode ser aumentada para 280 km/h com o pacote opcional Dynamic, e pode subir ainda mais para 304 km/h com o pacote Dynamic Plus. Mesmo assim, ela continua limitada. Ele tem tudo isso, e a Audi afirma que ele fará 10,2 km/L em uso misto, em parte graças à tecnologia de desligamento de cilindros em velocidades baixas que transforma-o em um 4-cilindros. Sente a bota, e todos os oito cilindros serão capazes de dar-lhe uma hérnia instantaneamente.

Esta economia também é graças ao corpo mais leve do novo RS6: é 100 kg mais leve do que seu antecessor, em parte porque o novo A6 Avant usa muito alumínio na sua carroceria, e devido à decisão de usar um V8 ao invés de um V10. Se você estiver se perguntando, 100 kg é muita coisa.

Ele tem um câmbio Tiptronic com 8 marchas e borboletas atrás do volante, as primeiras marchas mais “curtas” para agilidade, e uma 8º marcha mais longa para economizar combustível. Naturalmente, ele tem tração integral permanente, com um diferencial central autoblocante (como no RS5) e um diferencial eletrônico esportivo na traseira.

Ele também é o primeiro modelo RS a ter suspensão adaptativa a ar que abaixa o carro em 20 mm, mas a Inglaterra terá a suspensão esportiva com controle dinâmico de série. Este vem com molas de aço, amortecedores com três níveis de ajustes e Dynamic Steering. Quando o “Dynamic” é acionado, esta direção ativa torna-se passiva. Isto é bom.

Escondidos nessas rodas de 20 polegadas (ou 21 polegadas em preto brilhante como no conceito Quattro) estão freios simplesmente enormes: 390 mm na frente, ou 420 mm de cerâmica e fibra-de-carbono como opcionais. Freie com força o bastante e você fará com que a Terra pare de girar.

O interior é tipicamente Audi, com vários logotipos RS espalhados ao redor dele para lembrar seus amigos que você ganha bastante. Os bancos são feito de couro e Alcantara, há dois bancos esportivos atrás (um assento com três lugares é opcional), tem uma tela multimídia com touchscreen, muitos sensores e um sistema de som decente.

Não que você prestará muita atenção ao rádio. O Top Gear teve uma oportunidade para ouvir o novo Audi RS6, que tem válvulas no escapamento que entregam um “som robusto”. Acredite, ele soa fantástico…

Texto: Vijay Pattni

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Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 04/12/12, em Matérias traduzidas, News, TopGear.com e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Geraldo Gattolini

    Este é um dos 5 esportivos mais legais

  2. Rafael Fornel

    Não imaginava que conseguiriam fazer um carro desses com uma aceleração 0-100 em menos de 4 segundos, estando original. A mercedes e bmw concorrentes fazem em 4,2 e 4,4.. A Audi definitivamente não sabe brincar !! hahahaha Dá-le RS6.. só espero que o sedã seja a mesma coisa.

    • Rafael Costa

      Eu acredito que é pelo fato dos concorrentes não usarem tração AWD… das gerações anteriores o sedan era igual sim.
      Só eu achei estranho da audi não usar DSG nesse carro?

  3. joao alberto

    ficou muito bonito, agora é só eu conseguir ganhar na mega sena da virada que talvez eu compre um desses para a minha mãe.

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