Mudanças nas regras da Fórmula 1 para 2013

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A temporada 2012 da Fórmula 1 nos mostrou muitas coisas. Pena que só conseguimos lembrar que foi um ano desastroso para Michael Schumacher e para a Ferrari, que Romain Grosjean inventou o “boliche com carros”, e que vimos os bólidos mais feios da história do esporte a motor.

E pelo jeito, as coisas continuarão iguais, mas nem tanto, para 2013. Segue a lista das mudanças:

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DRS (ASA MÓVEL)
“Por razões de segurança”, os pilotos não poderão mais utilizar a asa móvel quando quiserem durante os treinos livres e a classificação. Eles terão que respeitar as zonas de ativação do DRS.

Ou seja, ninguém poderá dar a desculpa de que “esqueceu qual botão era do DRS” para explicar um possível tempo de volta ruim. Não que algum piloto já tenha dado tal desculpa, mas melhor nem dar pano pra manga, não é?

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SISTEMAS DRS DUPLOS BANIDOS
Este sistema inovador e complexo que apenas James May consegue entender mas não explicar sem fazer todo mundo dormir deixará de existir em 2013. Ele até que funcionou bem no começo da temporada – foi um dos fatores que ajudaram Nico Rosberg a conseguir sua primeira vitória na categoria, na China – mas o próprio Ross Brawn admitiu que o sistema acabou por prejudicar o desempenho do carro durante o resto da temporada.

Então, DRS duplo, “saudade” não é teu nome…

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OS BICOS COM DEGRAUS
Os famosos “bicos de ornitorrinco” não terão um fim, mas serão “atenuados”, por assim dizer. A FIA aprovou o uso de um tipo de painel – apelidado de “painel da vaidade” – para “suavizar” tal degrau.

Então, o “nariz de Prost” virará “nariz de Sarah Jessica Parker”. Santo Deus…

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CRASH TESTS
“Para tornar a Fórmula 1 ainda mais segura”, os testes de colisão serão ainda mais rigorosos. Além disso, a célula de sobrevivência de qualquer chassi produzido por uma equipe – ao invés de apenas um, como até o ano passado – terá que passar pelo teste estático de peso. E o que é este teste?

…Não fazemos a mínima idéia.

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TOQUES DE RECOLHER
Parece algo que traficantes fazem em determinadas regiões, mas na verdade é o período quando nenhum membro das equipes podem ficar no paddock nas Quintas-Feiras. E ele foi extendido de 6 para 8 horas, e o número de exceções durante uma temporada foi diminuído de 4 para 2.

Não fiquem surpresos se virem vários mecânicos jogando “Angry Birds”, então.

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TESTES DAS ASAS FRONTAIS
Para 2013, os testes de flexibilidade das asas dianteiras serão ainda mais rígidos para evitarem que elas sejam menos, uhhh, “rígidas”.

Pena, pois nós planejávamos apresentar uma asa feita inteiramente de goiabada.

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PESO MÍNIMO
Os pneus que a Pirelli está desenvolvendo para 2013 serão um pouco mais pesados que os de 2012. Então, a FIA aumentou o peso mínimo que os carros deverão ter de 640kg para INCRÍVEIS 642kg.

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FORCE MAJEURE
É francês para “força maior”. Basicamente, é qualquer desculpa que uma equipe venha a dar para explicar porque um de seus carros parou na pista após sua volta rápida, quando quase sempre é porque ele não teria combustível o bastante para voltar aos pits e para passar pelo teste “anti-doping” da FIA. No GP de Abu Dhabi, Sebastian Vettel parou na pista após sua volta rápida pois seu tanque estava praticamente vazio – sem combustível o suficiente para o tal “anti-doping” da FIA – e ele acabou excluído da classificação e largou da última posição, apesar da Red Bull ter argumentado que a falta de combustível poderia danificar o motor, e por isso que o Vettel parou na pista.

Para 2013, essa regra foi excluída, e agora todo carro que parar na pista terá que ter pelo menos um litro de combustível para o teste da FIA, “mais uma quantidade adicional proporcional à quantidade de combustível que seria usada na volta aos boxes (determinada pela FIA)”.

Não nos perguntem o que esta última parte quer dizer…

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TREINOS DE CLASSIFICAÇÃO
Nada de mudanças radicais. Como em 2013 teremos 22 carros – ao invés de 24 carros – seis pilotos serão eliminados no Q1 e no Q2, e não mais sete carros.

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TAXA DE ADESÃO
Todas as equipes têm que pagar uma taxa padrão para poderem participar do campeonato, mas a equipe campeã da temporada passada paga uma taxa maior por cada ponto conquistado do que as outras equipes.

Então, em 2013, a Red Bull (a equipe campeã de 2012) terá de pagar US$500 mil, mais US$6 mil por cada ponto conquistado, dando um total de US$3.260.000. Já as outras equipes têm de pagar US$5 mil por cada ponto, além da taxa padrão de US$500 mil.

Antes que critiquem, lembrem-se que a FIA usa parte desse dinheiro para ações de segurança nas estradas, além de ajudar a financiar os famosos crash-tests da Euro NCAP e da Latin NCAP.

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E o resto do dinheiro? Bom, pelo jeito as filhas de Bernie Ecclestone usaram para reformarem suas mansões suntuosas. Ou para festas de casamentos extravagantes. Ou para cirurgias íntimas.

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 08/01/13, em Equipe TGBR, News e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Além disso, a célula de sobrevivência … terá que passar pelo teste estático de peso. E o que é este teste?
    …Não fazemos a mínima idéia.

    Na moral, eu já estava esperando uma resposta séria…kkkkkkkkkkkkkk, muito bom!

  2. Qual equipe vazou?

  3. Guilherme

    Pelo menos uma gastou o dinheiro de uma maneira descente, comprando um 599 GTO

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