Este é o Mercedes A 45 AMG

Large Image

Aninhado dentro desse Mercedes Classe A furioso, inchado e alargado que você vê acima está o mais potente motor 4-cilindros turboalimentado… DO MUNDO. Conheça o Mercedes A 45 AMG. E bem-vindo à uma nova era para o hot-hatch.

Esse motor produz 360 cavalos e 45,89 mkgf de torque, 181 cavalos por litro: é muita coisa, ainda mais para um hot-hatch. Carros como o Renault 5 Turbo e o Peugeot 205 GTi, com cerca de 150 cavalos, eram conhecidos como “pocket rockets”. Com este motor feito artesanalmente – parte da filosofia “um homem, um motor” da AMG – ele poderia ser conhecido como “míssil Scud”. Ele ainda vem com a assinatura do engenheiro, o que ajuda a encontrar o homem responsável por acionar os alarmes de outros carros quando esta coisa ganha vida.

O modus operandi padrão da AMG – muita potência para as rodas traseiras, muita fumaça de borracha queimada – foi deixado de lado para dar lugar ao sistema de tração integral AMG 4MATIC, mais leve. O A 45 tem enormes pneus nos quatro cantos e as rodas dianteiras recebem a maior parte da potência do motor, mas, quando necessário, até 50% da potência é enviada para as rodas traseiras. E toda essa força passa pelo câmbio DCT de 7 marchas da AMG – que faz as trocas tão rapidamente quando um SLS GT.

E com a ajuda do controle de largada, o A 45 AMG irá de 0 a 96 km/h em 4,6 segundos; mais rápido do que um BMW M135i e junto com o Audi RS3. Sendo alemão, ele tem uma focinheira que previne-o de passar dos 250 km/h.

A Mercedes diz que o A 45 carrega o genuíno DNA da AMG, e ele certamente aparenta ser parte da família: linhas agressivas, um queixo e traseiro novos, dutos de refrigeração novos e um interior todo macio. Ele tem molas AMG e enormes freios AMG.

Nós já andamos no protótipo. E apesar do motor ser um nanico perto dos V8 e V12 da AMG, pode ficar tranquilo que ele faz o som certo. Ele tem o clássico ronco da AMG, e quando se tira o pé do acelerador, parece que o escapamento está fazendo um pouco de pipoca. Ele também tem uma aba no escape, então se você estiver pegando leve e tentando conseguir fazer os alegados 14,16 km/L, ele fica bem silencioso. Mas se você for meio surdo, ou gosta de muito barulho, você pode pedir por um escapamento AMG Performance para deixar as coisas bem barulhentas. Top Dica Top Gear: PEÇA.

Preços ainda não foram confirmados, mas a AMG aparentemente está mirando num público mais jovem que tenha cerca de £35 mil (R$110 mil) sobrando quando ele for lançado em Abril. É um pouco mais caro do que o BMW M135i (que foi um dos carros do ano 2012 da TG Magazine), mas principalmente, é mais barato do que um Audi RS3. Qual você escolheria?

Texto e fotos: Rowan Horncastle

670x377Image (10)670x377Image (11)670x377Image (12)670x377Image (13)670x377Image (14)670x377Image (15)670x377Image (16)670x377Image (17)670x377Image (18)670x377Image (19)670x377Image (20)670x377Image (21)670x377Image (22)670x377Image (23)

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 12/02/13, em Matérias traduzidas, News, TopGear.com e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. puts.. 110 mil reais na Europa. Esse carro só sai por esse preço aqui se trocarem o motor amg por um motor FIRE da Fiat. E olhe lá!

  2. Angelo Gnoatto

    Que máquina hem.. Parabéns a equipe pela tradução, adoro abrir o blog e encontrar uma bela matéria pra ler, dá pra perceber que a personalidade dos “três patetas” fica bem aparente mesmo em nosso idioma, e isso é uma grande qualidade. Entendo muito pouco de inglês, e por isso o blog de vocês é que define a ordem em que vou assistindo os episódios. O que me deixa triste é o nosso país que não valoriza esse tipo de gente esforçada e máquinas tão belas a preços tão exorbitantes… MUDA MEU BRASIL!!!

  3. “Mas se você for meio surdo, ou gosta de muito barulho, você pode pedir por um escapamento AMG Performance para deixar as coisas bem barulhentas. Top Dica Top Gear: PEÇA.” 🙂

    ahhh se eu fosse rico….

  4. Marcelo Elias

    Sei lá, eu tenho uma paixão por carros pequenos com grandes motores, uma pena os hot-hatchbacks não serem tão comuns no Brasil (Falar do Punto T-Jet ou Golf GTi é sacanagem comparado com esses monstros europeus).

    Não a toa um dos meus carros preferidos é justamente o Focus RS500, um monstro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: