Jeremy Clarkson e o Vectra

Vectra_Clarkson

Texto publicado em 01/04/2002

Sabe qual é o principal problema do Vectra? Bom, eu vou explicar. Enquanto você o dirige, não há nada para distraí-lo do fato de que você é um simplório em um sedã familiar de quatro portas.

Primera

Hoje de manhã, fui dar uma volta no novo Nissan Primera e devo dizer que, como um equipamento para levá-lo de um lugar a outro, ele provavelmente é um pouco pior do que o Vectra. O motor esgoela até ficar rouco mas ele nunca sai do lugar ou chega a lugar algum. O conforto ao rodar é simplesmente horrível. E a qualidade dos materiais podem fazer mais sentido numa fábrica de brinquedos chinesa, mas nem de longe é apropriado para adultos.

No entanto, você nem tem tempo para pensar nestas coisas. Você apenas fica sentado, impressionado com os mostradores localizados no centro do painel, o fabuloso sistema de navegação por satélite – é a primeira vez que digo isso – e com a estonteante imagem refletida nas janelas das lojas.

A beleza estética do Primera é tamanha que você simplesmente não liga que é um Nissan de quatro-portas, e que está fazendo todas as suas obturações caírem. Pense nele como sendo o George Clooney. Ele é um bom ator? Quem liga?

A Ford usa o mesmo artifício com o Mondeo. Certo, ele não seria páreo para o Nissan numa competição de design, mas há algo intrinsicamente correto na direção e na suspensão. Então, enquanto você estiver acelerando de uma curva à outra, deleitando-se com o equilíbrio e a aderência, você acaba esquecendo que está em um paletó da Marks and Spencer, com remendos de couro nos cotovelos.

laguna_2_b74

E não nos esqueçamos do Renault Laguna. Quem irá notar que ele é o “Sr. Convencional” quando ele tem um botão de ignição, um cartão de crédito no lugar de uma chave e um painel mais francês do que uma ovelha britânica queimada?

holiday01

O Vauxhall Vectra, por outro lado, não tem nada dessas coisas. É apenas uma versão sobre rodas sem sal, normal, não fede nem cheira de Cliff Michelmore. Com quatro-portas.

Nos anos 1960 e 1970, se você tinha um carro, ele era um sedã de quatro-portas. Se você tinha uma loja, ou um cão, ele seria uma station wagon. E ficava por isso. O Cortina tinha uma fatia de 115% do mercado, enquanto hoje em dia o Mondeo possui apenas 3%. É por isso que a Ford e a Renault e a Nissan estão se esforçando tanto. Eles sabem que o sedã está morrendo.

Por quê? Bom, na época, o carro vinculado tinha grande importância. Meu pai trabalhou para uma madeireira e não importava o quanto ele sonhasse com um TR4 ou uma Maserati, ele recebeu um sem-fim de Fords de quatro-portas, Anglias, Classic, e então uma seleção de Cortinas.

Os vendedores de madeira de hoje, no entanto, não querem carros vinculados por causa dos impostos. Então eles ficam com o dinheiro e a última coisa que querem é comprar um automóvel britânico. Eles nem precisam, pois há uma variedade de alternativas exóticas – desde a minivan até o cupê japonês, o utilitário, o conversível, e qualquer outra coisa que eles queiram.

Tem uma atitude católica quanto ao uso de contraceptivos? Isso não era problema nos anos 1960 – você apenas enfiava as crianças no banco traseiro, no dianteiro, e no porta-malas se necessário, até que uma delas sufocasse. Mas hoje é muito mais fácil. Se os seus testículos gostam de uma hora extra, você pode comprar um Fiat Multipla ou, se os seus olhos ainda funcionam, uma Zafira.

Seus testículos não funcionam bem? Bom, que tal um Mazda MX-5 ou um Honda S2000? Ou mesmo um Mercedes SLK usado?

Mora em Manchester? Então você precisará de um teto, então considere o Hyundai V6. Meu pai simplesmente não teria como fazer isto, em parte porque a companhia dele firmou um acordo com a Ford, mas principalmente porque a Hyundai não existia na época. A Coréia era uma guerra, não um país.

Mas parece que a Vauxhall não percebeu isso. Ela parece pensar que estamos vivendo num mundo onde não há nada para se fazer à noite além de assistir um dos dois canais de TV existentes. Ela não percebe que agora há várias opções para tudo que fazemos; qual escola nós mandamos os nossos filhos, qual companhia de ônibus queremos usar e quando exatamente queremos um vôo para Nova Iorque.

Você nem pode comprar uma xícara de café hoje em dia sem ser questionado sobre como você o quer, se quer uma xícara média, grande ou “gigântico” e se você quer ir para a Starbucks, à Nero ou à outra cujo nome eu esqueci.

Os dias do café instantâneo, servido numa xícara trincada e com um leite horrível se foram. Mas parece que a Vauxhall está oferecendo isso com o novo Vectra. Ele é um carro. E ele irá levá-lo de um lugar à outro quando requisitado. Mas ele não tem elegância, nem individualidade, nada que faça você dizer: “Mmmmmm, eu quero um”.

Se a minha companhia me desse um Vectra, eu atropelaria meu chefe com ele. E se eles me oferecessem dinheiro, eu compraria outra coisa. Qualquer coisa. É realmente um caso de “conheça o novo Vectra, igual ao velho Vectra”. E como resultado, você ainda não está seguro na mesa da companhia de aluguel de carros no aeroporto.

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 17/03/13, em Jeremy Clarkson, Matérias traduzidas, News, TopGear.com e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 21 Comentários.

  1. Bruno Zen Zortéa

    pra fala a verdade além de ser uma bosta se vc fizer 9km/l na estrada fassa uma festa

    • Eu fazia 13 com o meu CD manual.
      Depois fazia 12 com o Elite automático.
      Onde é a festa?

    • O meu também fazia 14, sendo que era de 95, é um grande carro cara, tinha ABS e andava igual o tempra turbo, mesmo não sendo concorrente direto, e não acaba, ao contrário do sedã da FIAT.

    • O pior é que ele ainda está falando do vectra “verdadeiro” Não essa porcaria que veio pra cá!!! Agora imagina o cara dirigindo o nosso vectra!!! kkkkkkkkkkkkkk

    • Renato Ferreira

      Ele faz até 15Km/L se muito bem regulado e com manutenções em dia. Voce quem deveria fazer umas aulas de português!

  2. Olhando esse texto me lembrou O Gvectra, onde estará ele? ele ainda participa do blog?

  3. Dionatan Moras

    gente tudo o que Jeremy Clarkson fala não da para praticar aqui no brasil, la as coisas são bem diferentes o carro 0km mais barato é o mesmo valor q uma mercedes v12 usada . aqui não é assim . Pensamento do brasileiro é valor de revenda, consumo,confiabilidade mecânica .

    • Sim,isso só nos faz lembrar a cada dia como o Brasil é uma bosta!

      Aqui nunca vai ser desenvolvido,nunca teremos boas estradas,nuncas teremos carros nem nada barato,nunca teremos um povão com um mínimo de Q.i,nunca teremos uma boa gasolina,nunca teremos leis rigidas,nunca teremos politicos decentes enfim nunca teremos droga nenhuma nessa desgraça…

      • sabe porque eles fazem isso? porque aceitamos como se fosse normal
        o Brasil so vai pra frente se o povo tomar uma atitude
        senão, a gente continuirá na merda

        • germaniobr

          Eu particularmente tomei uma decisão: Não compro mais carros zero.

          Simplesmente porquê não é necessário…. e não é vantajoso.

          Em 10/2011 troquei meu Sandero 1.6 por um Sentra SR. Fui idiota o suficiente para pagar 64 mil num carro que 8 meses depois, por motivos que ainda me dóem, tive de vender… por 45 mil!!!!!
          Perdi 19 no preço, mais os gastos de revisão, mais as parcelas do financiamento pagas… Feliz foi o novo proprietário que comprou um carro com 12 mil, completo por menos de 20 mil do preço de um zero.

          Daqui pra frente, só semi-novo… os pátios estão entupidos e as montadoras não podem influenciar no preço…. simples assim!

          • mark kazumi

            é…eu e a minha familia pensamos assim,ou quaze…meu avo comprou um semi-novo e com uma manuntenção em dia e sempre cuidadosos em relação a peças e servisos ele funcionou bem por um tempo…20 anos!!!

  4. Rafael Mariot

    Na realidade do Brasil o Vectra ainda é um dos melhores carros nacionais. e hj com o valor de um gol 1.6 completo o cara encontra um vectra elite e coloca GNV, muito mais carro e muito mais economico.
    tenho um vectra challenge no gnv que da muito pau em 2.0 de 150cv do ano e ainda faz 16km por m³ de Gás na estrada e 10km na cidade isso com ac ligado, GNV R$ 1,87 m³

  5. ta bom que um vectra da pau em carro com 150 cv. meu pai tinha um vectra cd 16v e perdia para o tempra 16v. vectra é extremamente ruim de arrancada e meia boca de retomada, mas como carro e estrutura é um carrão, só que pesado

  6. Rafael Mariot

    pablo to falando dos carros novos, o tempra é forte mesmo, to falando de 307 sedan até mesmo o ultimo vectra (astra da Europa), concordo é pesado, é carro para estrada mesmo.
    na arrancada é ruim, porem o 2.2 16v passa dos 240km/h no ponteiro uhauhauha

  7. o Clarkson não esta falando de qualidade, mas de personalidade.

    O Vectra realmente na geração que ele comenta era um carro bem sem sal. Tão sem sal que a GM nem vendeu ele por aqui, pois era caro e sem nenhum argumento sensato para ser comprado. Um fruto da GM daquela época que estava prestes a sucumbir

  8. meu pai tem um GSi, e pra mim em todas as versões é a unica que eu salvaria… de resto é isso pra levar de A a B..

    e mesmo o GSI apesar do motor, equipamentos e até uma boa dinamica eu acho um carro sem sal pra falar a verdade…

Deixe uma resposta

