James May no novo Lada Niva

DSC_1085.jpg

Jeremy Clarkson, que faz de tudo, disse uma vez que um homem de verdade nunca lê um manual de instruções.

Não tenho certeza se concordo com isso. Aposto que os astronautas da Apollo tinham lido alguns manuais de instruções para o Módulo Lunar, e ele vai chamar eles todos de um bando de maricas? Quando se trata de carros, porém, ele pode estar certo. Mesmo muito complicado os carros modernos com seus navegadores e suspensão reconfiguráveis ​​são bastante lógicos, e em qualquer caso, os manuais são tão maciços que você precisa levá-los em férias com você.

DSC_0907.jpg

No entanto, correndo o risco de ser tachado de burro, aqui há algumas palavras do manual do proprietário para o carro que eu fui apenas dirigir.

“Puxe a maçaneta para abrir a porta pelo lado de fora. A luz de se acende automaticamente quando a porta é aberta.” Que tal? Ele continua:

“As portas tem encosto de braço. Gire a manivela na porta para abrir o vidro.”

Isto é incrível!

670x377Image (22)

Para quem ainda acha que o comunismo era uma boa idéia, eu apresento a vocês um Lada. A coisa é, isso não é algo que eu peguei em um autojumble (peças de carros classicos na Inglaterra). Eu encontrei-o no porta-luvas de um carro novo (apesar de que está em produção desde 1977) e que está – mais ou menos – à venda na Grã-Bretanha. É o Niva, a palavra russa para o campo de plantação.

Mark Key, passando pelas importações do Niva em um chapéu engraçado russo, acusou-se com a importação deste ícone de excelência do setor automotivo Soviético pela primeira vez desde o início dos anos 90. É seu por um pouco menos de £ 10,000 em vermelho, branco ou azul, e vem com uma garantia de dois anos. Atualmente, o Niva está disponível apenas na opção de quatro lugares ou van. As ferramentas para a versão RHD ainda existe na fábrica, aparentemente, mas que só irá ser retiradas se você colocar uma ordem para 500 ou mais. Mark vendeu até agora seis.

DSC_1021.jpg

Hoje em dia o Niva  tem sido atualizado conforme os tempos e agora tem injeção de combustível para o motor 1.7 a gasolina, instrumentos modernos e “retrovisores mais aerodinâmicos”. Aqui está uma coisa interessante. Recentemente, Mark, o importador, pegou o seu Niva em um dia de teste organizado por uma revista especializada e, apesar do ceticismo inicial, ele humilhou coisas maiores e mais elaborados.

DSC_1078.jpg

Isso não me surpreende totalmente. Ele é leve, para começar, pesa 1,210 kg, o que é mais de meia tonelada mais leve que o Defender mais básicos dos anos 90. Considerando isso. Algumas das fotos que você vê aqui foram retiradas da parte tras de um enorme Nissan Pathfinder, e havia ficado varias vezes atolado em nossa fazenda, mas o Niva saltou como uma cabra. É fácil de dirigir e tão facil de escapar de armadilhas como a maioria das pessoas deseja.

DSC_1226.jpgDSC_1876.jpg

DSC_0797.jpgJL1_9763.jpg 

Por: James May
Fotos: Justin Leighton

Este texto foi originalmente publicado na edição de janeiro da Top Gear magazine

Publicado em 25/03/11, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 23 Comentários.

  1. Boa noite a todos, valeu pelas postagens, de novo
    só uma dica, se possível, deixar aberto os comentários pelo intensedebate

    • Olá Paulo, já pensei nisto e assim que tiver tempo mudarei. Só estive pensando se mudaria ou não pelo fato de que os comentários feitos pelo Intesedebate tem que ser feito por usuários cadastrados. O que diminuiria um número considerado de comentários, já que muitos não gostam de comentar, apenas passam visitando e olhando. Mas quem tem cadastro no WordPress pode comentar no IntenseDebate. Mas mesmo assim eu irei pesar os prós e contras. Mais uma vez obrigado.

  2. Cara com este manual realmente estão chamando os compradores de burros!!

  3. Chupa Cabra

    Que venha com preços baixos.
    Meu tio ja teve um e realmente dirigi-lo em uma fazenda é excelente, principalmente em dia de chuva ou após uma.
    Ele é feio, tem jeitão de tia velha, mas o que importa é a eficiência e isso o carro tira de letra.
    Ja vi tbem em um grupo de jipeiros, tinha um camarada que dirigia um Niva, no passeio o carro subia as ribanceiras com tranquilidade enquanto alguns Land Hover e Toyotas tinham dificuldade.

  4. Glenn Hummes

    Que vergonha é essa tradução malfeita do Google postada aqui… pelo menos conserta o texto!!!!

    “Mark Key, passando pelas importações do Niva em um chapéu engraçado russo, acusou-se com a importação deste ícone de excelência do setor automotivo Soviético”

    “mas que só irá ser retiradas se você colocar uma ordem para 500 ou mais. Mark vendeu até agora seis.”

    Se não sabe traduzir, nem posta uma merda de texto desses…

    • Pelo menos ele se deu ao trabalho de traduzir, pior são pessoas ignorantes como você que em vez de ajudar só fazem atrapalhar. E prefiro mil vezes do jeito que ele colocou do que ficar sem nenhuma tradução, o blog esta de parabéns, acesso todo dia. Muito obrigado aos colaboradores do blog.

      • Glenn Hummes

        Seu comentário foi editado por conter palavrões. Se não tem nada de interessante para comentar, melhor se calar.

        • Glenn Hummes

          Comentário Editado.
          Aprende a traduzir sem usar o Tradutor do Google ou não copia textos sem sentido para usar em suas matérias.

          • ATENÇÃO: Os leitores são responsáveis por seus comentários postados neste site. O blog Top Gear BR não se responsabiliza pelo conteúdo destas mensagens e ainda se reserva ao direito de deletar, sem aviso prévio, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, que estejam em letras maiúsculas, spams, flood, idolatrando certas marcas, sem sentido, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog, ou ainda, que prejudiquem a leitura dos demais comentários.

            Este é um site particular, que abre a oportunidade para que as pessoas comentem, mas dependendo de seu comportamento, esta oportunidade poderá ser tirada.

  5. Tava postado no Ocioso.

    Muito boa tradução e a materia sobre o Lada, carro excelente estou esperando sua volta para o brasil para adquirir um.

    • Se vier o Niva eu concordo com a volta, mas uma coisa que eu, detestaria ver de novo nas ruas brasileiras é o Laika

  6. Obrigado pelas criticas e elogios, isso nos faz querer sempre melhorar, para que os fãs de Top Gear se interessem mais pelo blog

  7. Glenn Hummes

    “Este é um site particular, que abre a oportunidade para que as pessoas comentem, mas dependendo de seu comportamento, esta oportunidade poderá ser tirada.”

    Repressão e censura de um blog que copia tudo do site original sem dar crédito… MARAVILHOSO!! E ainda de quebra, traduzido porcamente pelo Google.

    Será que os autores originais sabem que está copiando sem autorização o conteúdo deles? Sabia que os artigos tem copyright?

    • Você sabe ler meu filho? Olhe as fontes no fim de cada postagem. Se não gostou do blog, está fazendo o que ainda aqui? O nosso intuito é trazer conteúdo do Top Gear para quem quer! Se você acha que as postagens estão ruins, ajude para melhorar ou saia para não atrapalhar. Em vez de ficar ofendendo os outros, pq não da sugestões?

      • Glenn Hummes

        OK. Já alertei a BBC sobre o uso indevido de imagens e nome sem licença do produto deles, e a pirataria de capítulos.

        P.S.: meu pai tem QI de 125 e não precisa usar o Google para traduzir algo do inglês…

  8. NIVA, o Brasil espera pela sua volta! Eu mesmo já estou na fila de espera para comprar dois!!!

  9. Gilmar Franco

    Tenho um e com certeza compro outro,vou vender aquele carro que tenho aqui na garagem com um leãozinho que mais parece um gato vira lata que já foi 5 x pra revenda e nada de solucionar o problema!

  10. Haha… Mais um. Também tive um Leãozinho zero km, quebrava mais do que o Niva com seus 22 anos. Ele é a maior diversão (quando não quebra, hahaha), que outro carro anda na areia de praias desertas por menos de R$20mil?

Deixe um comentário