Os Ícones do Hammond: Lotus Carlton

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Eu não sei o nome apropriado para esses casacos de couro com metade do tamanho de um normal, com golas de pele e grandes bolsos que os vilões vestem nesses filmes ao leste de Londres sobre caras durões, mas, seja lá o que isso for, o Lotus Carlton é o carro equivalente ao casaco. Enorme, curvado e provavelmente muito bravo, é um carro que você se aproxima lentamente e tenta não olhar nos olhos. Eu os adorei quando apareceram em 1990, e ainda adoro. Mas seria muita sorte se você ver um: apenas 950 foram feitos numa produção que terminou em 1992, e foi sorte eles terem sido construídos – a idéia de um carro de “família” custando hoje em dia o equivalente a R$ 250 mil é difícil de acreditar.

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Ele podia fazer algo perto dos 290 km/h, e ninguém sabia quão rápido ele podia chegar a 96 km/h, mas cerca de 5 segundos parecem ser a medida mais aceita. É precisamente este tipo de lenda e debate que da um apelo tão arrepiante à ele hoje em dia. É como um unicórnio com um cassetete. O melhor de tudo, a própia existência e a moralidade de um carro de família capaz de alcançar 300 km/h foram debatidos no Parlamento. Isso não o torna muito maneiro?

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Não espere ficar de nenhum jeito desapontado com a realidade do carro ao vê-lo ao vivo. Discreto como um guarda-costas armado, ele é simples, sem penduricalhos e elegante. Ele parecia preto, mas na verdade, quando era montado na fábrica da Opel na Alemanha e enviado até Hethel para virar um Lotus, o Lotus Carlton era disponível apenas em Verde Imperial – extremamente parecido com preto, mas de algum modo era um pouco mais legal. Ele foi o sedã de quatro portas mais rápido por anos, mas não é nenhum carro tunado por um moleque, nem não é para nenhum moleque. Ar-condicionado, vidros elétricos, couro – todas as coisas de gângster estavam presentes e corretas – mas essas coisas são levadas por um motor seis-em-linha de 3.6 litros com duas turbinas que fornecem 380 cavalos. Deus, como ele soa bom. E parece simplesmente inacreditável.

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Ele é, sem duvida, a coisa mais “derrapante” que eu já dirigi na nossa pista. Sim, isso é subjetivo, mas e daí? Divertir-se em um carro é uma coisa completamente subjetiva, a menos, claro, que você esteja numa corrida. O seis-em-linha entrega sua força da mesma maneira que Vinnie Jones poderia bater sua cabeça na porta de um carro, e a traseira desliza aparentemente por puro capricho, mas sempre mantendo-se respeitosamente atrás da dianteira com receio de que o motor se ofenda e quebre seus dentes. Eu não tinha certeza se o meu sorriso de criança e gritos de alegria combinavam muito com um carro que faria seus vizinhos fugirem de medo pensando que você estava planejando algo maléfico, mas eu não conseguia parar.

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No entanto não é uma força de brutamontes – era e ainda é sofisticado. A suspensão traseira semi-independente e multi-link mantêm as coisas sob controle. E é também auto-niveladora, provavelmente para aqueles momentos quando o corpo no porta-malas era realmente grande. Os discos ventilados na dianteira certamente eram bons para a época, e a configuração biturbo significa pico de torque aparecendo pronto aos 4.200 RPM. O câmbio, um manual de seis velocidades de um Corvette ZR1 e a embreagem extremamente pesada são os únicos lembretes da brutal potência deste carro.

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Certo, claro que ele ainda está entre nós de certa maneira, com o VXR8 carregando a tocha dos sedãs brutamontes e superrápidos. Mas o Lotus Carlton fez isso primeiro com um grau de surpresa, sofisticação e autoridade que eu simplesmente acho que não tenha sido igualado hoje em dia.

Fotos: Justin Leighton
Fonte: Top Gear Magazine Awards 2011
Tradução: lukinhas.killer

Toda Quarta-Feira, traremos artigos escritos por Richard “Hamster” Hammond, falando sobre vários tópicos, quase todos sobre carros. Fiquem ligados.

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 20/12/11, em Hammond, Matérias traduzidas, News e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 33 Comentários.

  1. Membros do Clube do Omega CD 4.1 ira adorar este testo do Hammond.

  2. Omega???

  3. Isso sim é um omega….Na epoca era chamado de Omega Lotus.

  4. O posto de sedan mais rápido do mundo pertencia ao Ford Falcon GTHO Phase III, australiano, desde 1971 e ele só foi desbancado pelo Lotus Omega/Carlton

  5. Quando vi a primeira foto achei que era um Kadett… Tive um Gsi, carrão… Mas esté… é um monstro!!! Show!!!

  6. Chupa Vectra BR

    Esse Lotus Omega/Carlton comprei no Gran Turismo 4 ,massa muito dez,eu só descobri que tinha essa versão apimentada por causa do game LOL

  7. joao alberto

    é um belo carro, teria um facil caso tivesse vido para o brasil, pois bem estava vendo hoje uns videos antigos do top gear, e pensei q talvez vcs pudessem traduzilos em seção old top gear, tem uns carros muito bom q valem a pena serem relembrados

  8. Leandro JF

    Esse Lotus Carlton NÃO é um opel omega, muito menos o omega brasileiro que na verdade é um opala velho.

    Um Lotus Carlton em bom estado custa em torno de £40.000,00

    • Esse manja…

      Ae amigo, o Carlton nada mais é que um simples omega (esse mesmo que voce ve no brazil) tunado pela lotus. Tudo bem que foi um belo Upgrade, mas nada a mais que isso…

      E o Opala NADA tem haver com o omega, seja ele nacional ou europeu. Opala é um projeto nacional que usa como base o Opel Record, mas com mecanica americana…

      • Leandro JF

        O Motor do omega é o mesmo do Opala sim, e a carroceria do Carlton é praticamente a mesma do Omega, mas todo o resto é puro Lotus

      • pedroscsant

        As pessoas costumam confundir pois foi o carro que definitivamente substituiu o Opala no segmento e que também herdou o seu motor 4100, mas apenas isso. Esse motor do Opala também foi trabalhado pela Lotus pra receber um cabeçote novo, injeção eletrônica, e alguns outros componentes internos foram atualizados antes de equipar nossos carros aqui no Brasil. O resto do carro é praticamente idêntico ao Opel Omega, salvo alguns detalhes de acabamento.

  9. Internet não serve só para entra no facebook e para ver vídeos, vamos pesquisar aí galera, tem muita gente falando besteira aí.

    Inclusive alguns se esqueceram que o Omega “debutou” no Brasil com o Motor 3.0 (6 cilindros em linha), e só posteriormente foi itilizado o 4.1 “baseado” no 6 cilindros do Opala. E a relação do Omega com o Opala acaba aí.

    PS. Cuidado com os erros de portuguê e de digitação, tem hora que até doi ler algumas coisas escritas aqui…

    • Afonso Sousa

      Exato, e o 4.1 entrou na história pq o seis em linha 3.0 seria descontinuado na Europa com a utilização de um V6 na nova plataforma. Motor V6 que não caberia no cofre do modelo antigo.

      Com um novo cabeçote, admissão e injeção eletrônica, o 4.1 oferecia mais de 230cv, mas ai quem não aguentava o tranco era o câmbio, então o motor “amarrado” nos 168cv.

      • pedroscsant

        O curioso foi que a GM do Brasil anunciou na época que o 4.1 entraria no lugar do 3.0 pois alguns proprietários reclamavam da falta de torque do motor que só era atingindo em rotações relativamente altas se comparados ao do bom e velho Opala, mesmo ambos os motores desenvolvendo a mesma quantidade de Hp, praticamente. Mas na verdade era a solução mais viável pra não deixar o carro que já seria substituído na Europa e recém chegado aqui, defasado.

        • mas cavalos de potencia não tem nada haver com torque, são coisas distintas.
          mesmo motores com potencias idênticas podem ter mas torque ou ate menos, varia de sua estrutura e construção.

  10. nosso bom e velho omega, só que piorado na estética ….
    ainda vou ter um só pra brincar na pista.

  11. Sem dúvidas era e ainda é um foguete.

    O texto está completo,mas houve um erro,eu acho que foi do próprio Hammond.

    Suspensão traseira semi-independente?

    que eu saiba o Omega não é semi-independente.é independente e não é Multilink é por braços arrastados,é um sistema mais simples.aliás eu acho que a equipe TG BR acertou,quem errou foi o Hammond.mas de resto nota 10 e erar é humano.

    Sobre o nosso Omega:foi lançado com o motor 2.0 da família II de 116CV e o Opel OHC 3000 de 165CV uma versão seis cilindros do Opel CIH.em outubro de 1994 o motor 2.0 foi subsituído pelo 2.2(que nada mais era um 2.0 alongado) e lógicamente o velho 250-S do Opala preparado preparado pela Lotus com cabeçote de fluxo cruzado,injeção eletrônica e outras alterações gerava 168CV a relação do Omega com o Opala acaba por aí….

  12. Omega.. o 3.0 era show!Colava o ponteiro em 250 e rodava tranquilo,muito carro.No 4.1 nunca cheguei a andar.

  13. opa, eu traduzi o que tava no texto! sera que não teve diferenças na suspenção? de qualquer maneira vou dar uma revisada no texto e qualquer coisa aviso o jhon e ele altera!

    aliais bela caranga o Carlton ein, essas imagens de power slide tão lindas! Me parece que o Omega vai voltar né?

    []s

    • TVizzotto

      Como VOLTAR?
      Nunca saiu de linha aqui no Brasil, somente foi cancelada a produção em 99, passando a ser importado.

  14. Bruno Zen Zortéa

    belo omega o melhor do melhor do mundo

  15. Regis Campos

    Graaaaaaaaaaande Ômega Lotus! (Para o resto do mundo)

    Até seu hermano tupiniquim era PHODA com seu motor de caminhão modernizado do Opalão / Diplomata. Realmente foi o Ômega dos grandes carros brasileiros que, depois do fim deste, ficaram médios.

  16. Bom dia amigos, eu como ilustre membro do omega clube do brasil e proprietario de um cd ano 97 nao tenho palavras para expressar o quanto e gradioso este carro simplesmente abosoluto!

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