Conheçam a exclusiva McLaren X-1

670x377Image

Isto, senhoras e senhores da Internet, é Audrey Hepburn. E uma berinjela. E um piano de cauda. Tudo isso dentro de um chassi Monocell. Conheçam o X-1.

Este supercarro radical e único acabou de ser mostrado em Pebble Beach, California, em um evento bem exclusivo chamado “The Quail”. Confuso? Sente-se e relaxe, lá vem uma longa história…

É a mais nova criação da Special Operations da McLaren (MSO), uma divisão da companhia baseada em Woking criada no evento de Pebble Beach ano passado, e responsável por criar criações sob medida para clientes bem especiais.

Foi um desses clientes bem especiais – alguém que já tem uma McLaren F1, uma Mercedes-Benz SLR McLaren e uma MP4-12C – quem começou a conversar com o chefe da McLaren, Ron Dennis, há três anos para criar algo completamente único. Aparentemente, a idéia era criar algo com as habilidades da MP4-12C, mas envolto em algo que refletisse suas “necessidades e personalidade”.

A conversa de três horas abordou vários itens inspiradores como os museus Guggenheim em Nova Iorque e Bilbau, um relógio em art déco de Jaeger LeCoultre, um trailer Aistream, uma caneta Montblanc, uma berinjela, e claro, a adorável srta. Hepburn. “Mood books” também foram criados.

O cliente queria encontrar designers em potencial para seu “Hepburn-móvel” tanto de dentro como fora da McLaren, sendo que o design do coreano e graduado da RCA, Hong Yeo, foi o escolhido. Empregado da McLaren, Yeo usou como referências um Facel Vega 1961, um Chrysler D’Elegance Ghia 1953, um Buick Electra 1959, uma Mercedes 540K 1939 e um Citroen SM 1971.

Como já mencionamos, o carro utiliza o chassi Monocell da McLaren – como a MP4-12C – cercado por painéis de fibra de carbono feitos sob medida e partes metálicas feitas de alumínio sólido, como os “trilhos” nas laterais, as “sobrancelhas” dos faróis e até mesmo o freio aéreo da McLaren. E como você pode ver, aqueles painéis de fibra de carbono cobrem as rodas traseiras também, que contém – nas palavras da própria McLaren – “algumas das mais belas dobradiças que você já viu”.

Apesar de ser baseado no Monocell da MP4-12C, o X-1 é mais largo e mais comprido que a MP4, mas pesa quase o mesmo (1.400 kg), usa a mesma arquitetura do interior, embora com alguns itens exclusivos, como peças em titânio e tapetes acolchoados.

Por baixo, o 3.8 V8 biturbo continua lá, movendo as rodas traseiras, e repleto com 629 cavalos e muito torque. Ele também foi homologado para uso em vias públicas (ele foi testado por mais de mil km) e como ele foi montado pela McLaren, espere níveis de qualidade de montangem encontrados na Estação Espacial Internacional.

“Para enxergar as estrelas”, diz Yeo, “às vezes você precisa remover a luz ofuscante. Olhar para um carro sob uma perspectiva diferente é o diferencial do X-1”.

O que vocês acham desta McLaren X-1? Será um vislumbre do futuro?

670x377Image (1)
670x377Image (2)
670x377Image (3)
670x377Image (4)
670x377Image (5)
670x377Image (6)
670x377Image (7)
670x377Image (8)
670x377Image (9)

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 17/08/12, em Matérias traduzidas, News, TopGear.com e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Batmóvel, é você?

    • Pensei a mesma coisa…
      Não gostei das rodas nem da lateral traseira, mas o resto até que é bonito.

  2. Vai um daqueles que primeiro estranha-se depois entranha-se.

  3. Alguem andou passando muito tempo decorando o projeto do Veyron…

  4. Com o dinheiro do cliente e a fábrica da McLaren, podia ser mais bonito, não?

  5. Felipe Nunes

    Tão bonito quanto Sífilis!!!!

  6. VolneyJR

    McLaren, na boa, manda esse designer de volta pra Coreia e esse milionário ai pra p*ta que o pariu, estão enfiando uma marca histórica de belos carros na lama por causa de um único cliente excentrico que acha que pode simplesmente criar um carro desse e enfiar o nome da McLaren no c*.

  7. germaniobr

    Olha mãe! Colocaram alforges laterais de uma Harley Davidson num carro!

    • germaniobr

      Aliás, os AUSTRALIANOS quem diria, fizeram um retrô muito mais belo que isto…

      Alguém lembra do Holden Efigy?

  1. Pingback: Conserto do McLaren F1 de Rowan Atkinson custou R$2.8 milhões(!!!) « Top Gear Brasil | Top Gear legendado é aqui…

Deixe um comentário