O primeiro F1 de Ayrton Senna está à venda (de novo)
Imagine a cena: é Junho de 1984 – não, não o livro 1984, embora a chuva torrencial pudesse ter sido parte de um pesadelo Orwelliano – e há um estreante bem especial no GP de Mônaco. Um tal de Ayrton Senna da Silva.
Largando da 13º posição, ele está cercado por pilotos como Keke Rosberg, Nelson Piquet, Niki Lauda e Nigel Mansell. Alain Prost está na pole-position. Mas quando a corrida começa, o jovem brasileiro rapidamente impressiona o mundo cravando a volta mais rápida, ultrapassando a realeza da F1 e ficando na cola de Prost.
Uns dizem que Senna teria ultrapassado Prost se ele tivesse tempo para isso, mas a corrida foi cancelada por causa daquela chuva torrencial, e Senna terminou em 2º lugar. Mas foi uma grande estréia. E hoje é um dia especial: não é apenas o 53º aniversário de Senna, o mesmo carro que ele pilotou no GP de Mônaco de 1984 está à venda.
É o Toleman-Hart TG184-2 (o mesmo que não conseguiu ser vendido no leilão em Silverstone ano passado), projetado por Rory Byrne e Pat Symonds, e movido por um motor 1.5 4-cilindros turbinado. Ele tem suspensão double wishbone e pull-rod na frente, e duplo wishbone e push-rod atrás. Senna usou este set-up muito bem: ele conseguiu um pódio no GP da Inglaterra de 1984, e terminou em 4º no GP da Itália do mesmo ano.
Claro que ele viria a consagrar-se como possivelmente o maior piloto de Fórmula 1 da história, conquistando 3 campeonatos mundiais (1988, 1990, 1991), 41 vitórias e 65 pole-positions. Mas este modesto Toleman foi o começo de tudo para o Senna.
Ele está sendo vendido pela Memento Exclusives em nome de um colecionador particular, e o preço é mediante solicitação. Mas lembre-se que, quando ele foi leiloado ano passado, seu preço mínimo era de £550 mil (R$1.6 milhão). Cliquem aqui para mais informações (em inglês), se quiserem comprar um pedaço da história da Fórmula 1.
Publicado em 21/03/13, em Matérias traduzidas, News e marcado como Ayrton Senna, leilão, Toleman, venda. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.
Nessas horas eu REALMENTE queria ser rico…..
Apenas uma correção… Senna não competiu o GP da Itália de 1984, em seu lugar guiou Stefan Johansson no Toleman nº 19.
isso sim é um carro de formula 1, muito diferente dos de hoje em dia em que a tecnologia predomina.
ow vontade de ser o eike batista nessas horas…. KKKKKK