O primeiro F1 de Ayrton Senna está à venda (de novo)

670x377Image

Imagine a cena: é Junho de 1984 – não, não o livro 1984, embora a chuva torrencial pudesse ter sido parte de um pesadelo Orwelliano – e há um estreante bem especial no GP de Mônaco. Um tal de Ayrton Senna da Silva.

Largando da 13º posição, ele está cercado por pilotos como Keke Rosberg, Nelson Piquet, Niki Lauda e Nigel Mansell. Alain Prost está na pole-position. Mas quando a corrida começa, o jovem brasileiro rapidamente impressiona o mundo cravando a volta mais rápida, ultrapassando a realeza da F1 e ficando na cola de Prost.

Uns dizem que Senna teria ultrapassado Prost se ele tivesse tempo para isso, mas a corrida foi cancelada por causa daquela chuva torrencial, e Senna terminou em 2º lugar. Mas foi uma grande estréia. E hoje é um dia especial: não é apenas o 53º aniversário de Senna, o mesmo carro que ele pilotou no GP de Mônaco de 1984 está à venda.

É o Toleman-Hart TG184-2 (o mesmo que não conseguiu ser vendido no leilão em Silverstone ano passado), projetado por Rory Byrne e Pat Symonds, e movido por um motor 1.5 4-cilindros turbinado. Ele tem suspensão double wishbone e pull-rod na frente, e duplo wishbone e push-rod atrás. Senna usou este set-up muito bem: ele conseguiu um pódio no GP da Inglaterra de 1984, e terminou em 4º no GP da Itália do mesmo ano.

Claro que ele viria a consagrar-se como possivelmente o maior piloto de Fórmula 1 da história, conquistando 3 campeonatos mundiais (1988, 1990, 1991), 41 vitórias e 65 pole-positions. Mas este modesto Toleman foi o começo de tudo para o Senna.

Ele está sendo vendido pela Memento Exclusives em nome de um colecionador particular, e o preço é mediante solicitação. Mas lembre-se que, quando ele foi leiloado ano passado, seu preço mínimo era de £550 mil (R$1.6 milhão). Cliquem aqui para mais informações (em inglês), se quiserem comprar um pedaço da história da Fórmula 1.

670x377Image (1)670x377Image (2)670x377Image (3)670x377Image (4)670x377Image (5)670x377Image (6)670x377Image (7)670x377Image (8)670x377Image (9)670x377Image (10)670x377Image (11)

Sobre johnflaherty

Meu nome é Sadao H. Konno, mas sou mais conhecido como "John Flaherty". Por quê? Porque sim, uai! Desde criança, eu gosto de carros, tanto que minha lembrança mais antiga dessa época é de uma capa da antiga Audi Magazine. Nunca fui muito de ler os grandes clássicos da literatura, mas o que me salvou foram as revistas especializadas em carros. Mais precisamente, a QUATRO RODAS, a MOTOR SHOW e, recentemente, a AUTO ESPORTE. Acho que foi em 2009 que descobri o Top Gear, e desde então, virei um grande fã da trupe formada pelo Jezza, Hamster, Capitão Lerdo e Stig. Em 2010, inspirado por uma amiga da faculdade, decidi começar a legendar vídeos do Top Gear e postá-los no YouTube. Infelizmente, minha conta foi bloqueada pela BBC, mas agora, ofereço suporte ao blog Top Gear BR.

Publicado em 21/03/13, em Matérias traduzidas, News e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Nessas horas eu REALMENTE queria ser rico…..

  2. Apenas uma correção… Senna não competiu o GP da Itália de 1984, em seu lugar guiou Stefan Johansson no Toleman nº 19.

  3. isso sim é um carro de formula 1, muito diferente dos de hoje em dia em que a tecnologia predomina.

  4. ow vontade de ser o eike batista nessas horas…. KKKKKK

Deixe um comentário